CANELA – O Município assinou um contrato com a incorporadora Novalternativa para a revitalização de mais um atrativo turístico desativado há anos: o Parque do Pinheiro Grosso, situado na ERS-466 – estrada que leva ao Caracol. O parque abriga uma araucária de 42 metros de altura e 7,5 de diâmetro; estima-se que a árvore tenha mais de 700 anos. O ato ocorreu no gabinete do prefeito Constantino Orsolin na manhã de ontem (30).
A área do empreendimento corresponde a 125.773,07 m² e as obras, cujo investimento gira em torno de R$ 4 milhões, terão início em alguns dias. O objetivo é reabrir o parque em aproximadamente 12 meses.A concessão à iniciativa privada será de 25 anos, segundo Fernando Bassani, diretor da Novalternativa.
O arquiteto Marco Santini, responsável pelo projeto, explica que as obras serão divididas em três etapas. A primeira contempla, entre outras melhorias, a passarela de acesso à maior espécie do pinheiro-brasileiro (Araucariaaugustifolia) em território nacional. Ela agora será coberta, e permitirá o acesso de visitantes independentemente do clima.
O local contará com mirante e observatório, com possibilidade da prática de esportes como rapel e tirolesa com vista para o vale. Haverá também um borboletário, visto que o Rio Grande do Sul é o estado que concentra a maior quantidade do inseto no país, conforme Santini. “O elemento principal é o pinheiro, e a proposta é resgatar aquele bem, devolver toda a beleza aos moradores, com ambiente de flora e fauna revigorado”, detalha.
A solução encontrada pelo governo canelense para reativar o patrimônio, para alimentar a atividade turístico-econômica, deve-se à lei chamada Canela do Futuro – lei municipal nº 3.934/17.
Para o prefeito Constantino Orsolin, a revitalização de um dos ícones de Canela representa entregar a quem de ofício tem a função de gerar investimentos. “O poder público não sabe fazer dinheiro, produzir riqueza. Quem foi feito para isso é a iniciativa privada”, confirma. Orsolin citou a Estação Campos de Canella como sucesso de uma parceria público-privada bem consolidada.