GRAMADO – “Etnias do Gaúcho. Rio Grande, terra de muitas terras”. Este foi o tema da Semana Farroupilha para este ano em todo o estado. Com base nesta temática, o CTG Manotaço reservou sua programação no 20 de setembro para uma integração com grupos de descendentes que colonizaram Gramado: portugueses, alemães e italianos. Os indígenas, primeiros habitantes do solo gaúcho, também estiveram no galpão e expressaram um pouco da sua cultura.
As celebrações alusivas à Semana Farroupilha do CTG começaram ainda no dia 7 de setembro, com o acendimento da Chama Crioula a partir de uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria. Este ato ocorreu durante o desfile cívico, quando o prefeito Nestor Tissot acendeu a pira ao som do hino rio-grandense que foi puxado por três gaiteiros e que fez todo o público cantar junto. Na chegada ao CTG, o patrão Benno Franck entregou a chama ao guardião homenageado neste ano, o tradicionalista Itacir Dutra.
Foram inúmeras as atividades culturais, artísticas, campeiras e esportivas ao longo dos 14 dias de programação. Foi realizado torneio de bochas, campeonato municipal de laço, shows musicais com artistas locais, festival de intérpretes vocais, apresentações de invernadas, jantares e tertúlias. Além dos atos realizados na sede do Manotaço, as prendas e peões do CTG realizaram encontros culturais em dezenas de escolas.
No Dia do Gaúcho (20), pela manhã, mais de 100 cavalarianos desfilaram o orgulho pelo Rio Grande no centro da cidade. Os tradicionalistas foram até a Secretaria de Cultura para buscar a chama crioula, onde foram recebidos pelo secretário Ricardo Reginatto e o vice-prefeito Luia Barbacovi. À noite, na sede do CTG, as atrações culturais e artísticas começaram com a apresentação da Orquestra de Violões de Gramado, que incluiu vocal e gaita para executar clássicos do cancioneiro tradicionalista.

e Grupo Açor Sul apresentaram músicas e danças
As apresentações seguiram com grupo indígena da aldeia Caingangue de Canela, do Centro Cultural Açoriano/Casa Portuguesa Gramado e Açor Sul, do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Miesbach e o Coral Italiano Circulo Trentino, que engrandeceram o encontro compartilhando um pouco das características de cada cultura que forjou o povo gaúcho e colonizou o município.


“Ao longo da história, o Rio Grande foi destino de imigrantes de todas as partes do mundo. Gramado foi colonizada especialmente por alemães, italianos e portugueses, e receber descendentes destes povos aqui dentro da nossa casa para esta integração nos enche de alegrias”, enfatizou o patrão, no encerramento dos Festejos Farroupilhas.
Texto: Fernando Gusen | [email protected]












