GRAMADO – Cerca de 2,3 milhões de pessoas passaram pela 34ª edição do Natal Luz de Gramado, conforme estimativa dos organizadores. O evento chegou ao fim na noite de domingo (12) com a apresentação do Desfile A Magia do Noel. Além do expressivo número de visitantes, a organização também aponta que superou a marca projetada de 200 mil ingressos vendidos durante os 81 dias de Natal Luz.
A edição deste ano se destacou por dar atenção à acessibilidade. Uma ação permitiu que surdos pudessem assistir dois espetáculos. No Show de Acendimento e no espetáculo Illumination, deficientes auditivos tiveram a acessibilidade pela linguagem de libras. A iniciativa é denominada de ‘Natal para Todos’. CarilissaDall’Alba, coordenadora da campanha ‘Legenda para quem não ouve, mas se emociona’ disse que “somos surdos que lutamos pela acessibilidade”.
No último Show de Acendimento da edição, no dia 12, 17 deficientes auditivos ficaram em uma área especialmente destinada aos surdos. Já o espetáculo Illumination contou com linguagem de Libras em todos as apresentações, ação possível graças a três telões instalados Lago Joaquina Rita Bier.
PRESTAÇÃO DE CONTAS – A Gramadotur já tem data para a prestação de contas da edição 2019. A coletiva de imprensa será dia 11 de fevereiro, às 16h, no auditório da prefeitura. A ação contará com a participação da Trupe de Natal e do Soldadinho de Chumbo.
35 ANOS – A 35ª edição do evento já tem data para acontecer. O início será em 22 de outubro deste ano e o Natal Luz seguirá até o dia 10 de janeiro de 2021. O presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, esteve reunido com o presidente dos Correios, em Brasília, e o assunto foi a possibilidade de criação de um selo alusivo aos 35 anos do evento natalino. Ainda não há confirmação se de fato esse selo será feito.