GRAMADO – A professora Roberta Gil Merch, que leciona Língua Portuguesa na Escola Municipal Senador Salgado Filho, no bairro Piratini, foi denunciada no Ministério Público Eleitoral por conta de uma tarefa que passou aos alunos do 8º ano em sala de aula.
A docente utilizou um texto escrito por Marta Medeiros e publicado no site O Globo em 29 de abril deste ano. O texto contém citações que insultam o presidente Jair Bolsonaro e seus eleitores, e demonstra o posicionamento político da própria professora.
O que parecia ser um mero trabalho de sala de aula ganhou repercussão que foi longe de Gramado. Na tarde desta quinta-feira, o jornalista Políbio Braga dedicou um post para falar do assunto. Ele informa inclusive o número do protocolo da denúncia junto à Secretaria Geral da Promotoria (01774.000.361/2022).
O texto levado à classe trazia o título: “Uma escolha fácil”. E já no primeiro parágrafo da redação nota-se ideal político. “Não entendo quando dizem que a próxima eleição será difícil. Mais fácil, impossível. Armas versus livros (…) Discurso vazio versus diálogo. Fascismo versus democracia. Desgoverno versus governo. Qual a dificuldade de escolher?”.
Em outro trecho do texto cita: “Já alguns bem-informados, que sabiam direitinho o que o PT havia feito pelos mais pobres, também vieram com essa conversa mole de “desencanto”, a fim de disfarçarem sua identificação com o capitão machista. Deu nisso. Agora somos o país dos milicianos no poder, dos ministérios conduzidos (em sua maioria) por medíocres”.
O assunto veio à tona quando a mãe de um dos alunos enviou uma foto do texto para o empresário Paulo Rodrigues, conhecido militante de direita e apoiador de Bolsonaro em Gramado. Logo o fato foi levado ao conhecimento do grupo Mulheres de Direita de Gramado, que formalizou a denúncia junto ao Ministério Público.
O QUE DIZ A PREFEITURA
“Considerando as notícias veiculadas na imprensa e nas redes sociais relativas à aplicação de prova com suposto direcionamento político ideológico por professora das turmas do 8º ano A, B e C da escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho, o Executivo Municipal, pela Secretaria de Educação, informa que foi aberta Sindicância para apurar os fatos e eventuais responsabilidades sendo que a professora encontra-se afastada temporariamente de suas atividades laborais”.
Crédito: Ascom/PMG












Parabéns aos pais, escola é lugar de aprendizado e não de militância política.