REGIÃO – A Brigada Militar, pertencente ao 1º BPAT, atendeu 7.085 ocorrências em Gramado e Canela. Foram 3.670 atendimentos realizados pela Brigada Militar em Gramado, resultando em 494 prisões, e 3.415 ocorrências atendidas pela Brigada Militar de Canela, que resultou em 851 prisões. O total de prisões nos dois municípios é 1.345, um pouco a mais que em 2018, quando foram realizadas 1.260 prisões.
A Brigada Militar destaca a atuação preventiva. Em Gramado foram mais de 49 mil pessoas identificadas e quase 35 mil veículos em abordagens preventivas. Em Canela foram quase 26 mil pessoas e 15 mil veículos. Além das atuações na rua, a Brigada destaca a presença no ambiente escolar, seja com o Proerd ou com a patrulha escolar, tendo sido mais de 1.800 visitas realizadas durante o ano passado. “É possível computar as ocorrências atendidas, as prisões realizadas, mas não conseguimos mensurar o número de crimes que evitamos com a presença da viatura, seja nos pontos turísticos, na área central e nos bairros. As abordagens realizadas pelos policiais e a presença real da Brigada Militar contribuem para constranger ou inibir o criminoso que tem a intenção de praticar algum ato ilícito”,avalia o Capitão Lemartine Venzo, comandante da Brigada Militar de Gramado e respondendo pelo Comando de Canela.
PLANEJAMENTO – O Capitão Venzo ressalta o planejamento no trabalho realizado em 2019. “Houve uma significativa diminuição dos furtos na região e isso não é à toa, é o resultado de um trabalho árduo, de um planejamento, organização e o empenho de cada um dos Policiais Militares, que fazem a diferença”, disse.
O comandante lembra o incremento do efetivo permanente nos municípios e o reforço para os eventos. “Mais do que lamentar da situação, por um ou outro motivo, reconhecemos a importância de termos em nosso efetivo, policiais militares comprometidos com a comunidade. Procuramos ainda, planejar o policiamento de acordo com os eventos das cidades e direcionar as forças em horários de maior incidência. Em agosto tivemos a chegada de novos PMs vindo de cursos de formação. Durante o ano contamos com o entendimento do comandante regional (CRPO Serra), que atende com reforço para nossos principais eventos do ano. o Ainda o incansável trabalho do Pelotão de Operações Especiais (POE) sempre pronto para agir em qualquer área do nosso Batalhão, sendo uma tropa especializada para situações de pronta resposta e repressão qualificada”, avalia o comando.