GRAMADO – Orientação, reflexão, inclusão e festividade vem sendo destacado durante a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Promovido pela Apae, um dos momentos de destaque ocorreu na tarde de terça-feira (23), na Câmara de Vereadores com o fórum “Superar Barreiras para garantir a inclusão”, que lotou o plenário.
A programação contou com emocionantes depoimentos de usuários da Apae e seus familiares, destacando as conquistas e também os desafios que ainda encontram para estarem inseridos na sociedade e ocuparem com dignidade espaços como praças, prédios médicos e comerciais, restaurantes e, até mesmo, se locomover com segurança na via pública.
Usuária da Apae, Andressa Caetano, 26 anos, é um dos exemplos de quebra de paradigmas e superação. Ele contou sua vivência em uma escola, no qual foi motivo em algus momentos de risos de colegas, citou a importância da família, Apae e do ingresso no mercado de trabalho.
“Tenho meu trabalho, passei por muitas dificuldades, mas tive um apoio muito grande da família e da Apae. Tinha medo sofri ‘bullyng’ na escola, não queria frequentar, mas estou aqui [Câmara de Vereadores] para defender todos os diretos das pessoas com deficiência. Meu sonho é de cuidar de crianças e voltar a estudar”, enfatizou ela que trabalha em uma rede de lojas e calçados, em Gramado.
Juliane Chavez, coordenadora da Apae mencionou da importância na precisão dos números do censo neste ano, para atualização no número de pessoas deficientes. Atualmente, Gramado possui 7% da população com algum tipo de deficiência, ele também relacionou a importâcia de estar no mercado trabalho, e fez um alerta se o setor do turismo está contemplando o público com algum tipo de deficiência.
“Tem pessoas com deficiência deficiência inseridas no mercado de trabalhao. Existe a Lei das Cotas em que empresas igual ou superior a 100 funcionários, parte dos cargos devem ser de pessoas com deficiência. Moramos em uma cidade turística uma das mais desejadas do mundo, mas será que nossos espaços públicos, eventos, ruas, parques estão todos adequados? Estamos em condtantes desafios para superar barreiras de pessoas com deficiência e garantir seus direitos. Somos agentes de mudança e precisamos fazer a diferença”, avisou.
Na quarta-feira (24), a Apae sediou a primeira edição da gincana reunindo usuários e famílias. Já ontem (25), os atendidos pela Associação participaram de um almoço especial no sistema Drive-Thru com o apoio da Cantina Pastasciutta.
Vagas de emprego
A Agência FGTAS/Sine está participando da 28ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, por meio de uma ação que visa dar visibilidade aos conceitos de acessibilidade e inclusão às pessoas com deficiência em toda e qualquer área de atuação, principalmente na vida profissional.
Até nesta sexta-feira (26), a agência realizará uma atividade especial para cadastramento de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. Para Daniela Rech, assessora Administrativa do Sine, a procura diretamente na agência é ainda pequena, um dos motivos segundo ela pode estar aliado a falta de informação, ou em muitas ocasiões as pessoas com alguma deficiênia, estão procurando diretamente as empresas para ocupar as vagas.
“Realmente as pessoas com deficiência não tem o hábito de procurar vagas de emprego no Sine, sempre tivemos dificuldades de enviar candidatos com esse perfil para as empresas”, disse ela que até o final da tarde de quarta-feira (24), os irmãos Bianca e Jairo, haviam feito o cadastro e prometerem indicar para amigos fazer o mesmo.
Para o cadastro, é preciso comparecer na agência, portando RG, CPF e, se possível, o laudo médico com o CID. O Sine está localizado na Avenida das Hortênsias, 2040 – sala 16 (galeria em frente a Prefeitura de Gramado).
O expediente é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h45 e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone 3286-9532 ou pelo e-mail: [email protected].
Texto: Tiago Manique/JIH – [email protected]
Foto: Letícia de Lima/Divulgação