Fernando Gusen
CANELA – A virada de ano trouxe novidades para os frequentadores da igreja católica na região: o padre VarneiHinterholz não é mais o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em seu lugar assumiu o padre Vanderlei Barcelos de Borba. A santa missa de apresentação foi realizada neste domingo, diante de uma igreja matriz completamente lotada.
Nesta quarta-feira, o padre Vanderlei recebeu a reportagem do Jornal Integração na casa paroquial. Durante o bate-papo, o novo pároco enfatizou a acolhida calorosa que teve na cidade e revelou o perfil que pretende entregar à comunidade católica. “Eu estive em Canela muitas vezes, no tempo do padre Jocelino e também do padre Edson, mas jamais imaginei que um dia estaria à frente da paróquia”, comentou.
“Eu venho com amor e determinação, confiando sempre na graça de Deus, que confiou a mim essa missão tão grandiosa aqui em Canela. Eu quero agregar todas as forças para o bem comum, tanto no âmbito religioso como na sintonia com o poder público. Nós precisamos caminhar juntos”, destacou. Agregar, aliás, foi o verbo que o padre Vanderlei mais pronunciou durante a entrevista.
O convite para assumir a comunidade católica em Canela partiu do bispo Dom Zeno Hastenteufel no dia 5 de novembro. A nomeação foi assinada no dia 12 e logo em seguida, no feriado de 15 de novembro, Vanderlei veio a Canela. “Naquele dia, eu vim aqui na matriz e fui direto até a imagem de Nossa Senhora de Lourdes que tem ali na entrada da igreja. E ali eu agradeci a confiança e o chamado para essa nova missão. Eu sei da responsabilidade, é muito grande. Sei que preciso ser intenso, pois são muitas atribuições, mas tenho confiança. Eu tenho aquele sentimento de Lourdes ser a mãe que cuida”, sublinhou.
Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio
Com referência à estrutura no Saiqui, padre Vanderlei ponderou que compreende a matriz e o Santuário como uma unidade e que dará atenção especial ao Santuário. “A matriz está bem estruturada. E eu quero ajudar aquele grupo, quero agregar e dar bastante atenção pra lá”, prometeu.
Diferente de outras comunidades católicas, Canela tem um diferencial que é o turismo religioso, desde a procura pela imponente beleza da Catedral de Pedras, o roteiro Caminhos de Caravaggio recentemente lançado, até a Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio, que leva uma multidão até o Santuário no Saiqui.
“Queremos fazer um trabalho de acolhimento ao turista, inclusive no Santuário”, ressaltou. O pároco revelou a intenção de utilizar o salão de vidro como restaurante aos domingos. “No domingo pela manhã é realizada uma missa na cripta da nova igreja, as pessoas poderão ir na missa, aproveitar o santuário e almoçar por lá”, vislumbrou.
Vanderlei também frisou que o vigário paroquial Victor Moisés Farias é o padre que dedicará atenção às demandas do Santuário dando todo o suporte necessário.
De empreendedor a sacerdote
Vanderlei Barcelos de Borba é natural de Santo Antônio da Patrulha, se criou em Parobé e ingressou no Seminário em 1999, quando tinha 26 anos. “Eu tinha uma vida normal de jovem, fui empreendedor,mas sentia que algo estava inquieto no meu coração”, recordou.
Na época, Vanderlei liderava uma instituição de acompanhamento terapêutico para dependentes químicos e foi este trabalho de recuperação de pessoas com envolvimento em drogas que fez despertar a vocação sacerdotal. A ordenação ocorreu em 2008. No início, atuou em Novo Hamburgo. De 2010 a 2017, respondeu como pároco em Nova Hartz, depois foi transferido novamente para Novo Hamburgo, onde atuou até dezembro passado.
Ao todo, são 11 anos de sacerdócio. Em Canela contará também com o trabalho dos padres Victor, Rafael e Irineu para atender 22 comunidades e os 21 movimentos, grupos e pastorais. “Me senti bem acolhido aqui e serei intenso em alimentar o povo com a palavra de Deus, orando para que Nossa Senhora de Lourdes e de Caravaggio possam guiar a mim e os demais padres na fidelidade à essa missão confiada”, finalizou.
DESPEDIDA – Padre Varnei fez sua despedida no dia 29 de dezembro, quando se reuniu com um grupo de religiosos. Hinterholz foi transferido para a paróquia Santa Catarina, em São Leopoldo.
Pelas redes sociais, muitas pessoas agradeceram o desempenho do sacerdote. “Obrigado por todos os ensinamentos. Vá com Deus nessa nova caminhada”, postou SusiRech no Facebook da Paróquia. “O melhor padre que Canela já teve em muitos anos. Que a Paróquia Santa Catarina saiba aproveitar a bênção que é o padre Varnei”, também expôs Camila Abadie.
“Obrigada por tudo padre, e que Deus o abençoe nesta nova caminhada. Ficarás para sempre guardado em nossos corações”, escreveu Neiva Port. “Padre Varnei, um grande líder e exemplo de pessoa. Em pouco tempo fez grandes feitos e deixa um legado de organização, franqueza e sermões inigualáveis”, opinou David Keller da Silva. Dezenas de outraspessoas também agradeceram e desejaram bênçãos aVarnei em sua nova missão.