Por Eno Weber
O jovem Tiago Carniel Teixeira é o atual vice-prefeito de São Chico, tem 42 anos e é filiado ao PDT. Esbanjando simpatia e conhecimento da história do seu município e das entranhas da administração da qual é parte integrante, foi o convidado especial do Café de Homens da comunidade Evangélica- IECLB- deste sábado dia 16. Revelou conhecimento de toda a ‘máquina’ administrativa e das ações em desenvolvimento e por acontecer da prefeitura, sinal inequívoco da sua inserção plena no contexto administrativo, como deve ser, aliás, a postura de quem ocupa esta função e pela qual foi eleito e é remunerado.
Seguem algumas colocações do encontro:
“Entre 1940/50 São Chico era um município promissor. As propriedades eram gigantes ainda tínhamos Cambará e Jaquirana, aconteciam as construções das barragens.”
“O município era ligado por asfalto com a capital. Sendo um dos primeiros do interior.”
“Veio uma geração que só desfrutou o dinheiro. Não buscou outro meio de sobrevivência e o município estagnou. Perdeu importância econômica.”
“Na eleição de 2016, quando fomos eleitos pela primeira vez para o executivo, São Francisco encontrava-se em depressão econômica. De cada 10 pessoas que falávamos 09 queriam emprego.”
“A população vivia com baixa estima, sem motivação. Inclusive por influencia de Canela e Gramado. Dentro daquele raciocínio no qual a grama do vizinho sempre é mais bonita.”
“Com baixa estima, sem empregos e ainda a principal fábrica de sapatos fecha suas portas,”
“Foi então criado um arrojado programa de desenvolvimento que previa incentivos e isenções. Mostramos este projeto a inúmeros empresários. E deu resultado, tivemos receptividade. Assim criou-se um clima de unidade no município”
“Novas técnicas surgiram na pecuária. A agricultura se desenvolveu.”
“Passamos de uma cidade de desempregados, para uma cidade onde falta mão de obra.”
“O cenário mudou. O distrito industrial triplicou seus investimentos.”
“A produção de alimentos cresceu vertiginosamente. Quando chegaram os “batateiros” ouvia-se ‘ vão envenenar as nossas terras e depois vão embora’, tudo isso teve que ser vencido com bom senso e diálogo.”
“Mas também vieram os efeitos colaterais. Os caminhões pesados danificam muito as estradas. Surgiu o problema habitacional: hoje não existem casas para alugar em São Chico. Nem de alto padrão, nem simples.”
“O maior divisor de águas, acontecerá quando for modificada a lei que só permite usar três hectares por propriedade para a agricultura.”
“Havendo essa mudança São Chico será em 20 anos uma cidade das mais prósperas do estado.”
“Em cinco anos dobramos a arrecadação do município. No primeiro mandato foram asfaltadas 62 ruas. Este ano ruas do Salto serão asfaltadas. Começamos a dar esperança ao povo.”
“Quando chega ao estado dá um desanimo. O DAER é uma tristeza, A CORSAN não funciona, e aí temos que assumir responsabilidades que não seriam nossas.”
“O município tem cerca de 3 mil quilômetros de estradas de chão para zelar. Com os professores temos 600 funcionários. Destes, 64 são CC hoje.”
“Também o índice FIRJAM, no qual fomos nota máxima melhorou a autoestima da população.”
“Nos últimos tempos não existe seleção para estagiários na prefeitura. Existe falta de candidatos.”
“O grande salto com relação ao turismo acontecerá quando os Canyon do Josafaz puderem ser visitados. Hoje são inacessíveis. Está sendo criado um consorcio para exploração turística em conjunto com o município de Três Forquilhas. Lá existe uma cascata com o dobro da queda d’água do Caracol.”
“Em relação ao PIB, ultrapassamos Nova Petrópolis e empatamos com Canela,”
RAPIDAS E SELECIONADAS
- Tempos atrás a LDP Empreendimentos e Participações S.A (Laje de Pedra) devido a aprovação do seu projeto especial, comprometeu-se com a contrapartida de 2,5 milhões de reais para a prefeitura. Agora, foi aprovada pela nossa Câmara de Vereadores (6×5) a concessão de redução de IPTU para a mesma entidade, que transformado em valores importaria em torno de R$ 1,5 milhões. Ou seja, deu com uma mão, e retirou com a outra, ou faço uma leitura equivocada? No mínimo estranho.
- Faz 26 anos que faleceu o advogado João Dante dos Santos aos 56 anos. Tive o privilégio de sua longa amizade e durante todo esse tempo nunca ouvi uma palavra de lamúria, dado suas limitações da sua condição de paraplégico.
“O que você necessita além do Senhor, teu Deus? Ele não basta?”
Miqueias 4.9a