CANELA – A praça João Corrêa está ornamentada e os fornos estão a todo o vapor para a Festa Colonial, que inicia nesta sexta-feira (15), às 18h. A expectativa é de que mais de 100 mil pessoas prestigiem o evento recheado de cucas, pães, caipiras, bolinhos de batata e aipim. A 28ª edição da festa, segue até o dia 31, também contará com atrações culturais e um espaço de dança direcionado ao público.
“O sentimento dos agricultores é de ansiedade. Voltar a fazer a festa na praça é um desafio bom, estão bem empolgados e preparados para o movimento. Esperamos que todos venham de coração aberto, sem críticas ou julgamentos prévios, estamos fazendo o possível para que seja um ambiente agradável a todos.Pode ter certeza que todos serão muito bem recebidos, como já é de costume na festa, com delícias gastronômicas, atrações culturais e muita alegria”, declarou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela, Ana Carolina Benetti.
Otimismo e crença na qualidade dos produtos
O Morro Calçado é lar de Juliano Faes que, com a família, produz cachaças, graspas e morangos para a Festa Colonial. O produtor destaca que a mudança para a Praça fará bem aos produtores e entusiastas do evento.
“Ali (na praça) será melhor, terá mais fluxo de pessoas, o acesso é muito mais apropriado. As vendas serão bem mais satisfatórias, torço para que dê um ‘friozinho’ bom para que eu possa vender uma caipirinha. Meu processo de destilação é mais sofisticado, trazendo mais destaque ao aroma. Não aquele pesado do álcool, mas da cana, passa por um processo diferente. A mesma coisa com a graspa, se tem aquele cheiro forte da uva. A qualidade é o diferencial do meu produto”, observou.
De acordo com ele, esta é a melhor época para a produção da cachaça, já que é o período em que a cana está madura, facilitando a destilação do insumo. Faes também ressaltou que o embelezamento da praça, aliado aos produtos, chamarão a atenção dos visitantes.
A secretária de Turismo e Cultura, Carla Reis, frisou que o objetivo do evento é resgatar e fomentar a história da comunidade rural canelense, além de ressaltar a importância do evento ser realizado na Praça João Corrêa.
“Queremos alcançar todos que visitam a cidade e os moradores. Fazemos os eventos pensando nos dois públicos. Eu tenho certeza que o evento será muito bem recebido, o objetivo é valorizar a comunidade do interior e resgatar nossa história. Nada melhor que o evento sendo realizado na Praça, no coração da cidade, sendo visível e com acesso para todos. Diariamente, as pessoas vão poder pegar o ‘pãozinho’, ou a cuca, bem quentinhos para levar para casa”, sublinhou.
Carla fez um chamamento aos moradores e turistas, destacando a estrutura aconchegante que a Festa promove. “Convido a todos que venham para 28ª edição da Festa Colonial. A praça está toda coberta, independente da ocorrência de chuva, a comunidade vai ficar bem aconchegada ali. A abertura oficial ocorre no sábado às 11h e a nossa primeira atração artística já acontece na sexta (15), às 17h, com o show do Garfo e Bombacha. Venha para Canela, venha para a Festa Colonial”, manifestou.
Atrações paralelas
Colonos, bandinhas e soberanas protagonizarão um desfile até a praça no sábado (16), saindo da Catedral de Pedra. O cortejo ocorre às 15h.
Os agricultores também poderão compartilhar histórias e rotina de produção aos visitantes que poderão visitar as propriedades participando do Passeio Ciclístico no dia 24. Os interessados poderão se inscrever por meio do site www.canela.com.br/pedal
A cerimônia da escolha da corte ocorrerá no dia 30 e as inscrições estão abertas até o domingo (17).












