REGIÃO – Carregando cruzes gigantes, descalços e até de joelhos, os devotos superaram, inclusive, o mal tempo para agradecer a Nossa Senhora de Caravaggio. A tradicional Romaria a Pé, que reúne milhares de pessoas, carrega a imagem da Santa, saindo da Catedral de Pedra, com destino final o Saiqui, onde está o Santuário de Caravaggio. Os religiosos costumam pagar promessas e presentear Nossa Senhora com flores e orações.
Cercada de muita emoção e fé, a chegada da imagem da Santa foi marcante ereuniu milhares de adoradores no Santuário de Caravaggio, para 62ª Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, na manhã de ontem (26).
A reportagem do Jornal integração acompanhou o ato e recolheu depoimentos emocionados sobre a importância da devoção, agradecimento e fé a Nossa Senhora de Caravaggio. Devotos também revelaram suas motivações para visitar a Santa.

O casal Gisele e Vitor Broca, moradores de Curitiba (PR), tem um motivo especial para agradecer neste ano: Vitor está curado do câncer. Eles descobriram a cura da doença, que havia sido diagnosticada em setembro, há três meses, e percorrerão os Caminhos de Caravaggio, saindo de Canela e passando por Gramado, Caxias, Nova Petrópolis até chegar no Santuário em Farroupilha.É a primeira vez que os dois fazem o percurso a pé e visitam o Santuário.
“Iniciamos hoje a nossa peregrinação, que vai terminar daqui a onze dias em Farroupilha.Estamos aqui para agradecer a Nossa Senhora pela cura do câncer do meu esposo. O caminhos nos faz um fortalecimento de fé”, descreveu Gisele. “A nossa caminhada é em agradecimento a ela. É uma oportunidade de nos ajoelharmos aos pés de Nossa Senhora e agradecer este momento tão especial”, completou ele.
Os dois estão acompanhados de mais 13 pessoas que também irão fazer o caminho de mais de 200 quilômetros até Farroupilha. O trajeto servirá como alento já que o casal planeja percorrer os Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha.
Leopoldo Sachet, 75 anos, é presença vip no Santuário. De acordo com ele, a única oportunidade que não visitou a Santa foi quando se casou, há 53 anos, com a esposa Verônica.
“Todos os anos eu venho. Até quando não tem festa nós viemos aqui na ‘Santinha’ fazer a nossa oração. Rezo todas as noites para ela. Durante a pandemia, parecia que faltava alguma coisa, sentimos bastante, inclusive, aquele abraço dos amigos. Se viver 100 anos, eu virei em todos eles, essa é a minha promessa para ela”, revelou.
Morador da Serra Grande, o casal é devoto assíduo e carimbou a carteirinha até quando as missas eram realizadas no modo Drive-in, ocasião que os participantes tinham que ficar dentro dos carros, por conta da pandemia da Covid-19.
De Campinas (SP), José Carlos Silva, paga uma promessa para Nossa Senhora de Caravaggio feita há 12 anos. O voto, que pedia a recuperação do filho Bruno, garantia a presença de Seu José em todas as celebrações de Caravaggio, em Canela. Neste ano, o senhor de 67 anos, veio acompanhado pela mulher e os sogros.
“O importante não é a festa, mas a fé que eu tenho. Aconteceu um milagre nas nossas vidas. Meu filho teve um câncer e eu me lembro que entrei na Catedral, em 2010, para pedir que uma benção fosse destinada a ele. Nisto, uma senhora pediu ajuda para mover o andor que iria ser transportado até aqui, ajudamos e colocamos no lugar. Depois, eu procurei e não achei mais ela. Foi um sinal e, a partir deste momento, fiz um voto. Se ela ajudasse na recuperação dele, eu viria todos os anos. Estou cumprindo este voto”, relatou.
Atualmente, Bruno está curado do câncer e presenteou o pai com uma netinha.
Seguindo o mesmo caminho de José, Marlene Dias foi abençoada com a vida da filha caçula que enfrentava problemas de saúde. Há 32 anos, a idosa visita a ‘Mãe’, como ela mesma caracteriza a Santa, para agradecer.
“Se minha filha, que era muito doente, está viva hoje é graças a ela. Por isso sou devota. Agora ela está esperando um bebê, vou ser vovó! Vim aqui hoje pedir proteção e saúde para essa criança que está vindo e trazer um buquê de flores para a Santa. Tenho essa Santa no meu coração, ela é minha mãe aqui na terra. Ela sempre me ajudou e irá continuar”, descreveu.












