SÃO CHICO – O Ministério do Turismo reconheceu o município como uma cidade turística. Desta forma, São Francisco de Paula integra o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2022. O instrumento reúne cidades que têm o turismo como estratégia de desenvolvimento. E identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Em São Chico o setor faz parte da Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto.
Para a secretária da pasta, Vanessa Spindler, este reconhecimento fortalece as políticas públicas no município, ajudando o desenvolvimento do turismo. Além disso, a secretária destaca que São Chico está situado na região das Hortênsias, assim como Gramado e Canela.
Ainda, segundo Vanessa Spindler, “a conquista é motivo de orgulho” para os envolvidos, incluindo o Conselho Municipal de Turismo e ASTURIS, que auxiliaram na divulgação do Cadastur, que é um dos critérios para avaliação do Mapa
Mapa do Turismo Brasileiro
A Política Nacional de Turismo, estabelecida pela lei 11.771/2008, tem dentre os seus princípios a regionalização do turismo. Esta trabalha sob a perspectiva de que mesmo um município que não que não recebe o turista em seu território, pode se beneficiar do turismo. Desde que, esse município desempenhe um papel de provedor ou fornecedor de mão-de-obra ou de produtos destinados a atender o turista.
Esse programa de enfoque territorial foi reformulado em 2013. Na ocasião, o setor definiu seus oito eixos de atuação, que orientam as ações de apoio à gestão, estruturação e promoção do turismo nas regiões e municípios. Desde então, o município de São Francisco de Paula, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto vem trabalhando para alcançar essa titularidade, integrar o Mapa do Turismo Brasileiro.