CANELA – Na tarde deste domingo (27), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental receberam denúncia enviada por mensagem de Whatsapp informando que haviam pessoas retirando pinhas verdes, no interior do município. A guarnição foi verificar a denúncia e ao chegar no local indicado de pronto identificou os responsáveis, que haviam retirado pinhas imaturas de Pinheiro Araucária Angustifólia.
Eles estavam usando inicialmente corda mais fina, tipo varal, com um ferro (peso) na ponta, e posteriormente, após lançar a corda fina, a amarravam em outra, confeccionada em sisal, para que pudessem puxar os galhos e derrubar as pinhas.

SÃO FRANCISCO DE PAULA – Na tarde deste sábado (26), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela, receberam denúncia informando que havia um veículo transportando pinhas verdes em um reboque na região das barragens do sistema Salto.
A guarnição realizou buscas e abordou um veículo Fiat Toro, com um Reboque. Ao se aproximar do veículo os policiais perceberam três pessoas saindo do mato carregando sacos cheios de pinhas. O reboque do veículo estava carregado de pinhão.
Após pesada foi constatado o total de uma tonelada de Pinhão Verde. Ao serem questionados, os infratores alegaram que iriam vender as sementes na região do Vale dos Sinos, onde residem, para poder sustentar a família.
Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos indivíduos e realizada a apreensão do produto vegetal e do reboque que transportava.

PROIBIÇÃO – A coleta do pinhão só é permitida após o dia 15 de abril, conforme Portaria Normativa nº 20 do Ibama. A justificativa ambiental para esta determinação é oportunizar a alimentação dos animais como Cutias e papagaios de diferentes espécies, bem como a Gralha Azul que se alimenta do produto florestal e possui a importante função de dispersora da semente no meio ambiente. Além do processo criminal os autores podem sofrer processos administrativos. Incorre no mesmo delito quem guarda, adquire, exporta, tem em depósito e expõe a venda.











