CANELA – Na noite de quarta-feira (23), a Brigada Militar (BM) realizou uma operação na área de atuação do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), para fins de redução dos indicadores criminais. A ação focou em saturação de área (policiamento ostensivo), abordagens em praças, estabelecimentos comerciais e barreiras policiais em pontos estratégicos dos municípios.
Em Canela, por volta das 20 horas, a guarnição da Força Tática do 1º BPAT abordou na rua João Pessoa, área central, um veículo Onix, cor branca, que seguia em sentido contrário em alta velocidade e com os faróis apagados.
Segundo a BM, os Policiais Militares já tinham informações que este carro estaria realizando a entrega de drogas. Em revista ao veículo foi encontrado no porta luvas 12 buchas de cocaína (35 gramas), e grande quantia em dinheiro, referente a vendas das entregas de drogas. O autor de 35 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado ao presídio de Canela.
Sobre o 1° BPAT
O 1º Batalhão de Policiamento em áreas Turísticas (1ºBPAT) foi criado no dia 18 e instalado no dia 19 de novembro de 2004, a partir do extinto Comando Regional de Policia Ostensiva Hortênsias. Inicialmente subordinado ao Comando dos Órgãos de Policia Militar Especiais (COE), sendo hoje integrante do Comando Regional de Policia Ostensiva Serra, com sede em Caxias do Sul.
Com sede no município de Gramado, o 1º BPAT tem a área de responsabilidade territorial abrangendo onze municípios que constituem a Região das Hortênsias, Campos de Cima da Serra e do Vale do Rio Paranhana. Especificadamente acerca da demanda determinada pelo turismo às cidades Gramado, Canela e Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Jaquirana e São Jose dos Ausentes. E ainda, o Vale do Paranhana com destaque para as cidades de Igrejinha e Três Coroas, recebendo em conjunto mais de dois milhões e meio de turistas por ano.