Tiago Manique
REGIÃO – No início, pelas palavras da comissão técnica da Associação Toque de Letra de Futsal (ATLF), os objetivos eram fazer bons jogos e buscar pontuar no Estadual Sub-15. Nesta meta colocada, os adversários foram sendo surpreendidos e o último a ser eliminado, este o mais difícil até o momento, o Cruzeiro de São Gabriel, foi o que impôs mais resistência com a vaga para a final sendo definida nos pênaltis.
Agora serão dois jogos para definir quem será o campeão e a primeira etapa começa amanhã (30) às 20h30 no Perinão, quando a ATLF recebe o União Independente de Santa Maria. Durante a semana, o comandante técnico Léo Frazão, acompanhado do auxiliar e preparador de goleiros Luis André Reis, o Dé, esteve no programa Redação JI na Rádio Integração Digital e falou como estão estes últimos dias de preparação que antecedem a partida.
“Buscamos informações, vídeos e eles [União Independente] têm jeito de jogar que vai demandar mais atenção na nossa marcação e pequena modificação no jeito de marcar, focar bastante nisso, pois é um adversário com estilo de jogo um pouco diferente dos outros times que jogamos, mas muito objetivo e funcional e temos que nos adequar, marcar equilibrado”, explicou.
Apesar de algumas adequações a serem realizadas para este confronto final, Léo ponderou que a essência do time não modificará e respaldou seu estilo de jogo. “A essência não vai mudar, sempre falo para meus jogadores que ataque ganha jogo, marcação ganha título. Gosto muito e estudo este sistema de marcação, está funcionando, tanto que temos a defesa menos vazada da competição, não vamos mudar muito o estilo de jogar”, comentou.
A partida contra o Cruzeiro no segundo jogo da semifinal, que até os últimos três minutos estava controlado e que foi definida a vaga para a ATLF nos pênaltis, serve como exemplo para os dois jogos finais.
“Estávamos com o segundo tempo controlado, perdemos muitos gols nos contra-ataques, faltou concentração, isto acontece há bastante tempo, mas ficou de lição que quando tiver chances temos que aproveitar. Por outro lado, aquele momento de pressão não abalou a garotada, pois este fator psicológico trabalhamos muito com os atletas”, frisou.
Apesar da juventude dos jogadores, Dé ressaltou a maturidade e da mescla que foi realizada com os atletas que vinham jogando juntos na ATLF desde a categoria sub-11 com alguns oriundos de Nova Petrópolis e Três Coroas.
“Maior parte do grupo vem desde o sub-11 e por ser estadual buscamos alguns de outros municípios que vieram para agregar e são acostumados a decidir. Claro que o glamour de uma competição como esta com mais tradição tem uma pressão pouco maior, mas todos estão focados e cientes, entendendo a forma de jogar”, disse.
Como papel importante foi o incentivo do torcedor no segundo jogo semifinal contra o Cruzeiro, onde nos momentos mais tensos agregou um combustível de ânimo aos jogadores. Dé citou que aquela simbiose foi essencial e convoca as comunidades de Gramado e Canela para apoiar no Perinão.
“O torcedor será muito importante, estamos representando toda região e será algo inédito se conseguir o título, então que vão ao ginásio apoiar os garotos, assim como fizeram na partida passada”, finalizou.
Serviço do jogo
20h30: ATLF x Cruzeiro (Estadual Sub-15)
Ingresso: R$ 10 (antecipado com integrantes da ATLF ou na hora do jogo)