REGIÃO – Na tarde de sexta-feira (11), a Brigada Militar (BM) realizou o Curso Nacional de Formação de Mentores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que aconteceu na semana passada em Igrejinha. O curso capacitou 30 novos mentores do Programa para a Brigada Militar, além de outros seis para as Polícias Militares dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.
O Proerd é um programa de promoção à qualidade de vida, que é uma das missões das polícias militares. Ainda, o programa é desenvolvido com base na prevenção criminal contra a utilização de drogas lícitas e ilícitas. Baseado no programa norte-americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), foi implementado na Brigada Militar no ano de 1998, portanto, já são mais de duas décadas da iniciativa no RS.
Desde o início do Programa até o ano de 2021, já passaram pelo Proerd gaúcho mais de um milhão de crianças, adolescentes e pais, que interagiram com os policiais instrutores. Segundo a BM, o curso de Mentor qualifica o programa e seu desenvolvimento, pois amplia a rede de facilitadores e mentores, aumentando a capilarização e melhorando a supervisão técnica, o que possibilita maior fidelidade às normas e padrões internacionais exigidos pelo D.A.R.E. A capacitação tem 40 horas de atividades teóricas e o acompanhamento remoto de um facilitador americano da entidade.

A equipe de capacitação é coordenada pelo tenente-coronel Cilon Freitas da Silva, sendo composta, ainda, pelos majores Juliano André Amaral, Fabiano Henrique Dorneles, Karine Pires Soares Brum, Gyovanni Bortolini Machado, pelos tenentes Fabiano Brondani de Aquino e Edson Schneider Glassman, e pela pedagoga e sargento da reserva Sandra Maders. Terá, ainda, suporte capitão Nery da Polícia Militar de Minas Gerais e do pedagogo e sargento Gauss, da Polícia Militar de Santa Catarina.
POLICIAL MILITAR DO 1º BPAT ESTÁ ENTRE OS FORMADOS

CANELA – O 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT) teve um representante no Curso Nacional de Mentor do PROERD que aconteceu durante a semana passada, o soldado Jeferson Secco Oliveira.
Com Quase 16 anos de Brigada Militar, Jeferson já é instrutor do PROERD há três anos e afirma ser gratificante trabalhar no programa. “Auxiliar as crianças no âmbito escolar para que aprendam a ter responsabilidade e a fazer escolhas para seguir o caminho certo, e ser um cidadão melhor no futuro. Agora também vou ser um elo da coordenação Estadual do Proerd com os instrutores aqui da região, além de contribuir na formação de novos instrutores e levar adiante esse importante programa da nossa Instituição”, disse Oliveira.