GRAMADO – O novo Plano Diretor foi tema de novas reuniões na Câmara de Vereadores nesta semana. Os parlamentares estiveram reunidos com a comissão do Plano para obter as respostas das análises enviadas ao Poder Executivo em relação ao bairro Planalto – na quinta-feira (24). Já nesta sexta (25), os vereadores discutiram as considerações do Núcleo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Região das Hortênsias.
A maioria dos apontamentos do órgão esteve relacionada a adaptações no texto que envolve o Plano Diretor. Para o instituto, a proposta inicial ainda deixa dúvidas em relação a conceitos como Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS), que são as demarcações habitacionais para a população de baixa renda, e também sugere melhorias na redação das regras de acessibilidade.
Por fim, os parlamentares também discutiram as sugestões enviadas pela Construtora Zagonel. Todas as considerações e pedidos de esclarecimentos serão levados à comissão na próxima semana. “As reuniões têm sido muito produtivas, todos os vereadores estão empenhados. Entendemos o Plano Diretor como o projeto mais importante da década, então temos o dever de tratar ele com muita responsabilidade e respeito”, disse Renan Sartori (MDB), presidente da Câmara.