CANELA – A Prefeitura segue conduzindo a intervenção do Hospital de Caridade de Canela (HCC) e também está dando andamento nas tratativas visando repassar a gestão da casa de saúde para um grupo hospitalar ou instituição especializada. Nos últimos dias, o prefeito Constantino Orsolin e a secretária interina de Saúde, Magali Theobald, que integra a Comissão Interventora, receberam diretores de grupos, empresas e instituições com atuações consolidadas na área da saúde em diversos municípios do Estado.
Na pauta das reuniões estavam a atual situação financeira do HCC, as despesas com passivos, trâmites jurídicos necessários para uma nova gestão, além da proposta de cada grupo interessado, entre outros assuntos. O prefeito lembra que a intervenção foi instaurada no dia 23 de abril de 2019, em virtude da grave situação financeira do hospital, que corria o risco de fechar as suas portas. “Quando tomamos esta decisão deixamos claro que seria por um período. Vamos continuar dando todo suporte necessário ao nosso HCC, mas o hospital precisa caminhar com suas próprias pernas, tendo uma gestão especializada, técnica e profissional”, falou Orsolin.
A advogada e secretária interina de Saúde, Magali Theobald, revela que as propostas estão sendo avaliadas pelo Poder Executivo e que um relatório está sendo produzido para dar a maior transparência possível ao processo. “As negociações estão em andamento e assim que possível vamos divulgar os números para a comunidade e órgãos interessados como a Câmara de Vereadores e o Ministério Público”, disse Magali.