GRAMADO – A Secretaria do Meio Ambiente apresentou durante uma oficina o Plano Municipal de Arborização Urbana. O objetivo do projeto é a gestão da arborização por meio do manejo das árvores de ruas, plantadas em calçadas entre o meio-fio e as propriedades privadas, além de canteiros centrais, parques, praças e outras áreas públicas.
O diretor de fiscalização, Rodrigo Ludwig, apresentou os dados obtidos através de inventário, necessários para se conhecer a arborização urbana, tais como: composição, os principais problemas de cada espécie e informações para novos plantios e adequação das práticas de manejo. A ideia é manter o padrão de árvores que já é comum no município, tomando um cuidado especial com as árvores de grande porte que estão plantadas junto às calçadas. “Em algumas árvores faremos estudos para transferir, caso estejam em locais impróprios, pequenos para as árvores grandes”, explicou o secretário adjunto de Meio Ambiente, Vilson Dewer Júnior. “Vamos levantar quais são as mais urgentes”.
Também foi apontada a importância da educação ambiental de forma a integrar a comunidade nas ações a serem desenvolvidas. “Este é mais um instrumento que a secretaria elaborou para a comunidade. Todas as medidas que vêm sendo construídas são frutos das demandas que a comunidade nos pede’’, afirmou a secretária do Meio Ambiente Cristiane Bandeira, no evento.