GRAMADO – Após paralisação por conta da pandemia de Covid-19, entre março de 2020 e maio de 2021, a Biblioteca Cyro Martins inicia 2022 apresentando à comunidade uma extensa grade de atividades culturais. O ponto de partida ocorre hoje, às 19h na Biblioteca, com o lançamento do livro As Crônicas de Sathira: A Fantástica Viagem no Tempo, do escritor gramadense Ariel Fonseca Pulsz.
Dentre os projetos a serem apresentados, destacam-se o retorno do Cafezinho Literário, tradicional evento promovido pela Biblioteca em parceria com diversas instituições, com palestras e workshops abordando assuntos de interesse da sociedade. Também terá a ampliação do Projeto Coletivo do Saber, com a instalação de novas estantes em pontos estratégicos da cidade para empréstimo de livros no sistema de “pegue-e-devolva-sem-compromisso”, aos moldes de projetos semelhantes implantados com sucesso em outras cidades do Brasil. Além da reinauguração da Biblioteca Infantojuvenil, após longo período fechada ao público em função de reformas estruturais e revitalização do acervo.
ESCRITOR GRAMADENSE – Ariel Fonseca Pulsz é gaúcho e reside em Gramado. É empresário e ambientalista, adepto da neurolinguística e busca frentes ambientalistas e filosóficas da existência. A obra é continuação de As Crônicas de Sathira: A Jornada de um Novo Peregrino, lançado em 2017. Em 2018 ganhou uma segunda edição, obtendo boa repercussão em países de grande tradição literária como França e Espanha, além de Angola e Moçambique.
Tamanho sucesso rendeu indicação ao Prêmio Nacional de Literatura da editora Porto de Lenha, como representante do Rio Grande do Sul na Feira do Livro de Crateús-CE. O livro ainda serviu como texto-base para diversos espetáculos do Natal Luz, o que rendeu reconhecimento ao autor através do título honorífico de Agente Cultural de Gramado, honraria concedida pelo Município.
A CULTURA PODE SALVAR – “A ideia de que a Cultura pode salvar o nosso mundo pode parecer bem utópica e filosófica. Mas ela é real e palpável. De fato nós acreditamos nisso. Esse é o nosso propósito”, disse o secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato.
A Feira do Livro, que está se transformando no 1º Festival Internacional Literário de Gramado (FiliGram) na sua edição de bodas de prata (25 anos), terá entre os convidados Pedro Pacifico, conhecido na internet (@book.ster) como o novo bookster. “Quero transformar Gramado numa referência da Cultura Literária no País. O evento será entre os dias 1º a 11 de setembro e assim como todos os eventos da Secretaria, será ao lado do Lago Joaquina”, disse Reginato.
Durante entrevista (que pode ser conferida no Facebook) realizada na tarde de sexta-feira (4) na Integração Digital, o secretário da Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, e o responsável pela Biblioteca Pública Cyro Martins, Fernando Fisch, falaram sobre ações do setor cultural no município.