É possível reverter?

Tempo de leitura: < 1 minuto

Por Eno Weber | [email protected]

Passados quase dois meses do tsunami político que atingiu a Prefeitura, o assunto ainda não saiu de cena, continua na ordem do dia. Fácil entender a situação, pois nunca uma administração, em nossa longa história, fora atingida por acusações tão graves com nomes e fatos tornados públicos e com prisões temporárias decretadas. Sem entrar no mérito que seria descabido, nem prejulgar, um pecado que precisa ser evitado, faz se necessário ater-se ao fato real acontecido e este foi devastador. É possível observar uma generalizada decepção em pessoas desengajadas em política, aquelas que não precisam defender sempre por serem da situação, nem condenarem por terem posição contrária ao governo. A decepção cresceu nestes canelenses também porque sempre recebiam informações de que o governo primava pela postura ética. Até leigos sabem que juiz algum decretaria prisões arbitrárias ou sem a existência de indícios consistentes e robustos de ilícitos criminais.  

A dinâmica dos fatos políticos é cada vez mais rápida. Fatos novos acontecerão e o tempo continua sendo o senhor da razão. Todavia, uma reversão total de conceito administrativo mostra-se impossível pela dimensão e ressonância do fato denunciado. Restará a tentativa de reduzir o impacto negativo com uso das ferramentas existentes tipo mídias sociais, a produção de vídeos, notas oficiais, apedidos, explicações, ampliar os arranjos políticos com a criação de cargos… mas, mesmo assim, a imagem de governo imaculado foi para o espaço sem possibilidade de volta.

RÁPIDAS E SELECIONDAS

  • Agora, no início das tratativas para formar um consórcio entre os municípios de Canela e São Chico para administrar a distribuição da água, o prefeito de lá teve a coragem de confessar que a cidade não possui um metro de esgoto cloacal. Que triste! A terra dos Bertussi não merece e deverá corrigir este equivoco administrativo. Ainda é tempo.
  • Com senso de observação é possível verificar que de tempos em tempos o pessoal das mídias escolhe um político preferencial. No momento o eleito é o nosso governador Eduardo Leite. Começam a incensá-lo e jogar confetes em abundância e por motivos irrelevantes. Parece jogo combinado.
  • Seguem os números do Parque do Caracol relativos ao mês de janeiro. Foram 39.204 visitantes que deixaram nas bilheterias R$ 614.290,00. Ano passado, no mesmo mês, os visitantes foram em menor número, 34.829.
  • Meu amigo escritor e historiador Pedro Oliveira prepara a edição de mais um livro, desta vez, com foco, na história dos eventos já realizados em Canela. Dos privados aos da iniciativa pública. Estes resgates históricos são importantíssimos, mormente quando partem de cabeças sensatas e cuidadosas para recolherem as informações, como a do Pedro.
  • Esta semana registra, no dia 08, o quarto ano do falecimento de Ernesto Comellate, aos 88 anos. Uma definição universal aceita como ideal para definir a atividade política é “servir, sem se servir” (nada a ver com o momento atual canelense) se encaixa plenamente no perfil de vida e de político do seu Ernesto, como o chamávamos. Autodidata e de muita sensibilidade, sabia ajudar a pensar o município como poucos, apesar da reduzida escolaridade. Suas sólidas convicções partidárias nunca o impediram de apoiar tratativas onde o coletivo devia prevalecer. Só lamento a existência de tão poucos Ernestos em atividade na política municipal atual.
  • Neste dia 09 completaram-se 37 anos do falecimento do ex-vereador Reomildo Weirich (ARENA) aos 55 anos. Sabia e praticava a real função do vereador.
  • Faz 36 anos do falecimento do ex-prefeito Severino Travi (pai do goleiro Picasso) aos 73 anos de idade. Foi eleito pelo antigo PTB na nossa terceira legislatura (1956/1959).
  • Ao contrário da nossa, a Prefeitura de São Chico está sem pressa para cobrar o IPTU, sequer distribuiu os carnês. Para pagamento à vista a data limite é o dia 10 de maio com desconto de 10%. O pagamento parcelado começa em junho.
  • A nova diretora do colégio do Canelinha será a professora Lisiany de Abreu que era vice de Márcio Boelter, e está há 33 anos na escola. Uma grande profissional. A vice-direção será exercida pela professora Sandra Scheffer. O professor Márcio, que foi diretor por nove anos, será vice-diretor do noturno e de dia atuará como professor em sala de aula.
  • Faz 7 anos que faleceu o tenente Edy Saul Putten aos 93 anos. Trabalhou no comando da Brigada, Parque do Caracol, professor… Um cidadão no seu real significado.

“Deus levou pouca gente pura ao céu. A maioria ele foi tirar da lama”.

Martim Lutero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...
error: Conteúdo protegido