GRAMADO – Gestores municipais, atletas, associações e clubes esportivos da região da serra e metropolitana participaram semana passada do encontro Resenha RS Esportes no Lone Star, na Estrada Linha Ávila, para discutir caminhos de fomento ao esporte amador no Rio Grande do Sul.
A agenda contou com a presença do deputado estadual Issur Koch (Progressistas) e com a fala do representante da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer, Gustavo Finck, que apresentou informações e orientações para estimular a elaboração de projetos de captação através do Pró-Esporte RS. As propostas podem ser contempladas com R$ 200 a 800 mil, de acordo com a categoria e configuração.
Issur defendeu a importância de aproximar o elo de contato entre os atores do esporte, parlamento e o Governo do Estado. “O diálogo é necessário para instruir e divulgar, pois sobram recursos por falta de projetos apresentados. Dos 497 municípios gaúchos, apenas 96 propostas foram protocoladas em 2019 e destas, 30 foram reprovadas por algum equívoco na elaboração”, enfatiza.
Projeto
Vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, Issur é também autor do Projeto Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico no Estado. “A proposta destina parte do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte ao estímulo, prioritariamente, de atletas e seus técnicos de modalidades olímpicas e paraolímpicas. A educação e o esporte andam juntos na transformação da sociedade, proporcionando inclusão e saúde sociais. Precisamos fomentar e gerar oportunidade aos jovens e crianças”, defende.