CANELA – Da desmotivação ao incentivo e com base em muito treinamento a conquista do Rio Grande dentro do tatame. Este é um resumo da trajetória nesta temporada de Cíntia da Fontoura Honorato, atleta de jiu-jitsu que representando o município, conquistou no domingo (10) o título do Campeonato Gaúcho de Jiu-Jitsu, na última etapa, realizada em Novo Hamburgo, vencendo quatro adversárias.
No total, a competição teve nove etapas e a lutadora obteve a conquista dentro da sua categoria, faixa azul absoluto (todos os pesos) e além do título, vaga para o Campeonato Brasileiro de 2020, em Barueri (SP) no próximo ano.
Para obter este êxito, o desânimo foi um golpe a ser superado. Cíntia confidenciou que como estava ocupando a primeira colocação no ranking da categoria faixa azul e vindo de derrotas nas últimas duas etapas, para a mesma adversária, acreditava que a missão estava cumprida e pensava em desistir, mas foi removida desta intenção e citou que seu professor foi fundamental para recuperar a motivação.
“Esta conquista significou demais pra mim, vinha de duas etapas que perdi as lutas para a mesma menina e estava um pouco desmotivada. Antes de lutar falei para meu professor que não iria lutar, mas ele me motivou muito, falou que eu precisava trazer esse título para Canela”, disse.
Diante disso e energias renovadas, a atleta mencionou o sentimento logo após derrubar a concorrente no tatame. “Concentrei-me e dei meu máximo em cada luta, nestes três anos que venho competindo nunca havia sentido tamanha emoção, foi inesquecível poder trazer esse orgulho para minha equipe Infight e para a cidade de Canela”, comentou.
Em meio aos treinamentos, Cíntia administra seu tempo para orientar e treinar crianças e adolescentes na academia e sendo uma das referências para os alunos falou a eles sobre o título.
“Poder trazer um título e mostrar para as crianças que toda dedicação e esforço valem a pena, que não devemos desistir até que nossos objetivos sejam alcançados. Eu sempre falo para eles que quando ganhamos aprendemos, mas quando perdemos aprendemos muito mais e foi assim que consegui este título”, finalizou.
Para encerrar a temporada, a Federação Gaúcha de Jiu-Jitsu (FGJJ) promove no dia 1º de dezembro, em Porto Alegre, o GP dos Campeões que reunirá os atletas destaques de 2019, valendo cinturão e premiação em dinheiro.