As lideranças do Fórum Gramado de Estudos Turísticos realizaram contatos para a terceira edição do evento durante o Festuris, O Fórum Gramado ocorre de 14 a 16 de maio do próximo ano e tem como objetivo deixar um legado de vanguarda aos destinos que apostam no turismo como uma atividade econômica sustentável.
O Fórum é direcionado a players do turismo nacional, dirigentes de destinos turísticos, legisladores e estudantes de turismo. O presidente do Fórum, vereador LuiaBarbacovi, e o presidente do SindTur Serra Gaúcha, Mauro Salles, aproveitaram o momento para realizar convites para o fórum do próximo ano. Os convites foram entregues ao Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ao deputado Herculano Passos, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo e à Chefe de Gabinete do presidente da Embratur, Drica Lucena.
O Ministro ressaltou “a importância de eventos nos moldes do Fórum Gramado, onde se traz a discussão acadêmica do turismo, e também palestrantes, que nos passam o que está acontecendo no setor hoje no Brasil e no âmbito internacional”. Destacando ainda que “o turismo junto com o agronegócio são as atividades que podem incrementar a economia brasileira, na geração de renda e emprego.”
O deputado Herculano destacou o trabalho da Frente e confirmou presença no evento para ressaltar o empenho do parlamento em favor do setor. Já a Chefe de Gabinete Drica assegurou que a Embratur pode ser parceira do Fórum na busca de palestrantes e cases internacionais para o evento. “O apoio do Ministério, Embratur e Congresso agregam muito ao Fórum”, disse o presidente LuiaBarbacovi.
Na edição 2020, o Fórum Gramado de Estudos Turísticos contará com o suporte acadêmico da Universidade Feevale e já conta com diversos palestrantes confirmados. Entre eles, destaque para o jornalista, apresentador e colunista político Alexandre Garcia, para o presidente da Associação Brasileira das Empresas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, e para o biólogo, economista, apresentador de televisão e embaixador do ecoturismo brasileiro pela Embratur, Richard Rasmussen. Confirmaram presença também o ex-prefeito de Águeda (Portugal) e o secretário da Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins (Abimota), Gil Nadais.