REGIÃO – Nesta semana as temperaturas elevadas e sensação de abafamento, é um prenúncio do que pode ocorrer neste final de semana e nos próximos dias. O que parecia impossível, em se tratando da Região das Hortênsias as temperaturas podem ultrapassar a 40ºC, como prevê a Metsul Metereologia em seu site (www.metsul.com.br) para Gramado no domingo, segunda e terça-feira, a partir de modelos meteorológicos e sem intervenção de meteorologista.
Já Canela, nestes mesmos dias o termômetro marcará, conforme a previsão em 35ºC, 38ºC e 34ºC, respectivamente. Com as temperaturas elevadas, especialistas na área da saúde alertam reforçam os cuidados necessários para alimentação em adultos e crianças, atividade física e a proteção da pele.
Fernanda Magagnin Freitag, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, orientou quanto a utilização de roupas e acessórios e do filtro solar ideal para estes casos. “Proteger-se com roupas com proteção Uv e saídas de banho, utilizar chapéu, bonés, viseiras e óculos de sol. Filtro solar de amplo espectro com proteção Uva e uvb, de FPS [fator] 50. Reaplicar a cada três horas e mesmo em dias nublados, há risco de queimadura e lábios também devem ser protegidos”, orientou.
Fernanda alertou ainda, em locais onde ocorre incidência de insetos quanto a forma correta de aplicar o repelente e citou que em caso de algum descuido no cuidado da pele procurar atendimento médico.
“Em áreas de insetos, lembrar que repelentes são aplicados por último, depois do filtro solar e procurar atendimento médico em caso de queimadura solar extensa ou com bolhas em crianças e adultos”, alertou.

Alimentação
Manter uma alimentação saudável, pode evitar com que ocorra algum mal estar em virtude de temperaturas elevadas. Daiane Vaccari, nutricionista especializada em nutrição infantil, pontuou o que os pais devem oferecer para seus pequenos poderem se deliciarem utilizando também da criatividade
“Na alimentação infantil é importante de trabalhar o lúdico, principalmente para estimular o consumo fazendo espetinhos de frutas, saladas coloridas e decoração, saladas com frutas picadas no meio. Para o sorvete basta congelar as frutas, e na hora de comer bater no liquidificador com iogurte e o picolé é só bater a fruta no liquidificador com água e congelar nas forminhas”. Quanto aos bebês, a orientação é o leite materno “exclusivamente”, pois o mesmo é alimento completo que contem água.

Ainda no espectro alimentar, Carla Santos da Clínica Emagrecentro Gramado, mencionou que com o calor as pessoas procurem alimentos ricos em líquidos. “Auxilia o bom funcionamento dos rins, limpa o organismo, ajuda a não reter líquidos, desintoxica o organismo, aumenta a massa muscular, combate o envelhecimento e ajuda a emagrecer. Alguns destes alimentos como o pepino, tomate e frutas como melancia, laranja, melão e maçã”, disse.
Com o calor, cresce a procura por bebidas alcoólicas, neste caso principalmente sobre cerveja a nutricionista faz um alerta. “Por ser consumida gelada, ela passa uma falsa sensação de hidratação mas, na verdade, o que acontece é o oposto. A cerveja desidrata e ainda engorda. O álcool chega a ser mais calórico que o próprio açúcar. Vale ressaltar que deve evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ou até mesmo produtos com cafeína”, orientou.

Atividade física
Os adeptos de uma atividade física devem também manter os cuidados e seguir algumas regras, pois mesmo com o forte calor não deixar de se exercitar. Leandro Godoi, educador físico, personal trainner e massoterapeuta, com 31 anos de atuação na área, colocou alguns pontos a serem adotados para quem vai correr ou caminhar.
“Como o calor excessivo aqui [região] não é tão habitual, nós vamos sofrer um pouco, mas principalmente com altas temperaturas, temos que observar alguns cuidados como o horário da atividade física na rua, se possível, até às 10h ou depois das 17h, pois nestes horários a incidência de sol não é tão forte”, comentou.
Godoi acrescentou ainda da importância na hidratação, principalmente antes da atividade física e deu dicas também das roupas mais adequadas a serem utilizada. “Alguns cuidados são muito importantes como a hidratação, pré-treino, consumir até dois litros de água por dia e durante o treino a cada cinco minutos, não esperar ter sede, pois se deixar, você já está em estado de desidratação. Quanto a roupa, não deve deixar as costas de fora ou ficar sem camisa e evitar roupas escuras, pois absorve mais os raios de sol”, finalizou.

Texto: Tiago Manique – [email protected]
Fotos: Arquivo Pessoal