InícioPolíticaGramado e CanelaAlfredo e Emília disputam a presidência da Câmara

Alfredo e Emília disputam a presidência da Câmara

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – A substitua natural de Alberi Dias (MDB), a atual presidente Emília Fulcher (Republicanos) e o vereador Alfredo Schaffer (PSDB), disputarão a presidência da Câmara de Vereadores, após renúncia de Dias.

A resposta do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (Igam) que estava sendo esperada veio no sentido de que deve mesmo ocorrer nova eleição para o cargo. O Jornal Integração apurou que o vereador Jeferson do Transporte (MDB), que é um dos cinco emedebistas, vota em Alfredo, pois está descontente com o governo, pela presença de militantes do Progressistas em cargos da Prefeitura de Canela, como a secretária da Saúde, Patrícia Vale.

O que se previa é que Emília Fulcher se elegesse contando com os cinco votos do MDB. Alfredo, porém, precisa dos três votos do PDT, além dos dois do PSDB. E ali pode residir a oportunidade de Emília se manter no cargo. Jonne Wulf, que é o terceiro voto do PDT, disse ao Integração que vota em Emília, já que sequer foi consultado pela outra parte e não pretende votar em cima de decisão de terceiros em seu nome.

Consultada, Emília mencionou que não pretende abrir mão de concorrer até a última instância. Se perder no voto aceita e volta a ser apenas a vice, cargo ao qual é eleita, mas entende que o momento de presidir a casa, é seu.

A eleição deve ocorrer dia 7 de fevereiro

Quanto ao vereador Alberi Dias, preso desde o dia 28 de dezembro, ao que o Integração apurou, não pretende renunciar ao cargo pelo qual foi eleito, em outubro de 2020. Assim, só após definida a nova Mesa Diretora é que poderá ser montada uma Comissão de Ética para depois avaliar e votar sua cassação, o que pode demorar três meses. Porém, uma fonte consultada garante que a cassação é certa e provavelmente por unanimidade diz também que Alberi deverá renunciar quando a votação da Câmara estiver próxima, para não perder os direitos políticos.

Enquanto isso, porém, assim que sair da cadeia está livre para reassumir seu cargo de vereador, já que a suspensão judicial de 60 dias venceu no sábado (8). A suplente Mana (MDB), que atuou neste período de afastamento de Dias, já não está mais no cargo. Portanto, a Câmara de Canela, no momento, está com 10 vereadores livres e um preso.

Todas as fontes consultadas pelo Jornal Integração destacam um clima tenso na Câmara de Vereadores com tudo o que está acontecendo, pois também manifestam a dificuldade do prefeito Constantino Orsolin em manter a conciliação do seu grupo hoje com oito dos 11 vereadores. Para muitos é certo o rompimento do PSDB, que tem dois vereadores e o vice-prefeito, com o governo.

Assim, com o vereador Jeferson do Transporte também na berlinda o executivo poderia perder três vereadores e não ter mais a maioria. Mais uma vez entraria na pauta o vereador Jonne Wulf, que tem se mostrado mais alinhado ao governo do que mesmo ao PDT e poderia ser dali em diante o voto de minerva do prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido