GRAMADO – O final de semana será decisivo para que o município seja contemplado com mais um evento esportivo em nível nacional. Candidato a receber a etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, em 2020 que reunirá cerca de oito estados, sábado (16) quando inicia o evento esportivo em nível nacional, em Blumenau (SC) que receberá cerca de seis mil estudantes entre 12 a 17 anos para a disputa de 14 modalidades.
Os Jogos Escolares da Juventude reúnem anualmente mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios.
Além de Gramado, Bento Gonçalves também está no páreo e no dia 30 do mês passado, representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estiveram na Região das Hortênsias para visitas técnicas em diversos locais como o Perinão, Vila Olímpica, pontos turísticos e hotéis.
Rede hoteleira e gastronômica, pontos turísticos e a estrutura esportiva, são os principais trunfos do município para ser um dos eleitos. O secretário Municipal de Esporte e Lazer Jacó Schaumloeffel está otimista, se mantém cauteloso, porém ressalta que o pensamento deve ser para o futuro e priorizando sempre Gramado.
“O esporte tem que ser pensado para o futuro. Um evento deste porte deve ser trabalhado pensando em Gramado. Para isso precisamos planejar com bastante antecedência. Estamos na expectativa de ser sede dos Jogos Regionais da Juventude e a impressão do COB foi positiva e caso vamos sediar, Perinão e a Expogramado serão os locais de partidas que impressionaram bastante, assim como a rede hotelaria e gastronômica”, pontuou.
Além do atrativo, outro ponto destacado por Jacó que o custo do evento será todo do COB e com a expectativa de vir aproximadamente 1.500 atletas, cerca de R$ 1,4 milhões deve ser incrementado na economia gramadense.
“Vamos [Secretaria Municipal de Esporte e Lazer] fazer de tudo para trazer os jogos, uma das nossas [Prefeitura de Gramado] bandeiras é trazer eventos de alto rendimento e amadores, fomentando o turismo da região através do esporte”, finalizou.
Saiba mais
A novidade é que a partir de 2020, a maior competição estudantil do país passará a contar com duas novas modalidades: ginástica artística e taekwondo. Essas vão se integrar a outras 14 já existentes, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.