InícioGeralGramado e CanelaAsfalto no Vale dos Pinheiros trará valorização e mudará a vida dos...

Asfalto no Vale dos Pinheiros trará valorização e mudará a vida dos moradores

Tempo de leitura: < 1 minuto

Por Leonardo Santos – [email protected]

GRAMADO – A felicidade e o entusiasmo estão no ar. Ou melhor, no asfalto. Os moradores do Vale dos Pinheiros têm muito que comemorar neste final de ano. Afinal, as obras de asfaltamento das ruas 30 de Novembro, 1º de Janeiro, 20 de Novembro e 6 de Janeiro estão chegando ao fim. As vias fazem parte do primeiro lote, licitado em R$ 2.523.017,43, contemplado pelos cofres públicos na primeira parte das obras, realizadas pela Construtora e PavimentadoraPavicon, empresa vencedora da licitação.

Este lote escolhido tem 1182 metros de extensão. Durante o anúncio da realização da pavimentação, no dia 18 de setembro, o prefeito Nestor Tissot também revelou que o segundo lote será licitado em janeiro. Os movimentos para a realização do asfalto iniciaram na primeira semana de outubro. Dois meses após o início das obras, a reportagem do Jornal Integração visitou a localidade, conversou com os moradores e acompanhou os últimos retoques que estão sendo feitos pelos operários.

“A poeira incomoda, não é?”

Leonardo Santos/JIH – Rua 30 de novembro

O casalElena Gomes e Paulo Borba, de 60 e 62 anos, respectivamente, mora no loteamento há mais de uma década. Para eles, a infraestrutura ganha um upgrade, afastando a poeira e o barro que tanto incomodam. Elena salientou que a localidade era esquecida e revelou que a conversa sobre um possível asfaltamento surgiu, primeiramente, quando o terreno foi comprado, há 11 anos. Eles moram na rua 21 de Abril, há cerca de 10 metros de onde o primeiro lote de pavimentação chega ao fim, e serão contemplados nas próximas etapas da obra. Para trabalhar, na área central de Gramado, o casal utiliza diariamente as vias do bairro.

“Vai reduzir muito a poeira e já está atraindo muitas pessoas para morar aqui. A poeira incomoda, não é? Barro é pouco, isso aqui vira um lamaçal quando chove. É um sentimento muito bom (saber que o asfalto está sendo feito). Os moradores vão ter calçadas, bonitinhas, arrumadinhas, eu acredito que vai melhorar”, enfatizou.

“O Vale dos Pinheiros era esquecido, eu sempre paguei meu IPTU em dia, desde que eu comprei o terreno. A Prefeitura está dando de volta o que a gente paga, afinal, o IPTU é pra melhorar nossa cidade. Quando nós compramos o terreno, há 11 anos, já existia a possibilidade de asfaltamento, que ia ser logo, logo. Não foi agora que prometeram, já existia em todo este período a conversa. Minha filha também construiu uma casa aqui no terreno, em 2017. Naquele momento, eu contei para ela essa mesma história e falei que acreditava que, antes que nós morrêssemos, ia ser feito o asfalto. Agora, ela fala que, sim, eu vou ver antes de morrer”, declarou.

Dividindo a vida entre Santa Catarina e Gramado, Nicolau Peres viu o Vale dos Pinheiros crescer nos 30 anos que ele e a esposa possuem residência na rua 1º de Janeiro. Peres, além de elogiar a qualidade que os responsáveis pela obra apresentaram no resultado da pavimentação, destacou que o asfalto é um marco e disse que os problemas que o barro e a poeira traziam serão solucionados.

“A expectativa é a melhor possível. Eles fizeram um serviço de gênios, vi eles colocando e socando pedras, drenando. Essa gente trabalha, nunca vi um operador de máquinas trabalhar doze horas sem parar. Eu parei para prestar atenção neles. O que ele (prefeito) trouxe para cá é um marco: antes do asfalto e depois do asfalto. O barro e a poeira eram problemas. Nestes dias lavei um cômodo e empoeirou no outro dia, claro, vem com o vento, o asfalto vem resolver isso”, observou ele.

André Carneiro e a família compartilham a vizinhança com Nereu há mais de três anos e concordam quando o assunto é a poeira. Além de destacar a mudança de vida, ele explanou sua satisfação com a pavimentação e com o amparo que o loteamento está recebendo do Poder Executivo. “A poeira não sobe mais, não adentra nas casas e nos carros. É muito melhor na questão de mobilidade, nos sentimos mais seguros dirigindo. Quando chovia isto aqui ficava tudo enlameado. Eu estou feliz e satisfeito que estão fazendo estas melhorias. Já vi as crianças correndo, andando de bicicleta. Elas estão aproveitando melhor. Muita gente fala que o pessoal (Prefeitura) olha mais para os turistas, mas acho que cuidam mais dos moradores, estou me sentindo amparado neste sentido. O bairro está crescendo. Foi uma promessa de campanha que ele (Nestor) fez para nós sobre o asfalto, e ele fez mesmo. Vimos que mudou muito. Estou esperançoso que, no futuro, chegue o saneamento, pois aqui ainda é na base de fossa”, comentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...
error: Conteúdo protegido