InícioGeralGramado e CanelaMãe e filho falecem em um intervalo de doze horas

Mãe e filho falecem em um intervalo de doze horas

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – A comunidade canelense e a família Spindler perderam duas grandes figuras no fim da semana passado. Nedi e Ricardo Spindler, mãe e filho, faleceram nasexta-feira (10), às 11h e às 23h, respectivamente. Ela tinha 97 anos e a razão da morte foi classificada como causas naturais, já ele tinha 66 anos e lutava contra um câncer no intestino há mais de dois anos. 

Os velórios foram realizados, simultaneamente, no Cemitério Ecumênico Parque das Araucárias, onde Dona Nedi foi sepultada, e Ricardo cremado. Ela era esposa do ex-prefeito de Canela, Henrique Adolfo Spindler, gestão 1964-1968, e deixa uma filha. Ele deixou a esposa Heloíza, com quem era casado há 40 anos, e os três filhos Laura, Luíza e Pedro, de 40, 37 e 34 anos, respectivamente, além de seis netos.

A grande anfitriã e o homem do coração gigante

A reportagem do Jornal Integração foi recebida na casa da família Spindler, na terça-feira (14). Por eles, os dois são lembrados como pessoas gentis, acolhedoras, batalhadoras e, acima de tudo, grudadas. Ricardo cultivava uma grande virtude: o amor pelo próximo. A esposa Heloíza destaca que ele tratava todos de forma igual e sempre buscava ajudar as pessoas do seu convívio. Dona Nedi não era diferente. A matriarca da família adorava cozinhar e ter uma mesa farta, seja no café, almoço ou janta. Reunir toda a família para uma boa confraternização era o ponto alto para a Dona Nedi.

“Ela sempre foi uma grande anfitriã. A mesa dela era farta. A casa dela sempre foi muito florida, as pessoas paravam para ver, tirar foto, pois ela mantinha aquele jardim dela com roseiras, gerânios, todos os tipos de flores”, lembra Heloíza.

Dona Nedi, por conta da ocorrência da pandemia e do afastamento das pessoas para a preservação da saúde, foi perdendo a lucidez nos últimos dois anos. “A vó representa toda a educação, todos os princípios que foram dados para a nossa família. Ela era muito justa e sempre dizia: anda na linha que o mundo é redondo. As coisas tinham que ser muito corretas. A vida dela inteira foi trabalho, servir os outros”, conta a neta de Nedi e filha de Ricardo, Luiza Spindler.

“Ele foi um marido muito bom, companheiro, uma pessoa organizada, paciente, pai maravilhoso, incentivador do meu trabalho na escola. Foi uma pessoa que, dentro da comunidade, nunca ninguém falou alguma coisa de negativa. Ele tinha um lado muito brincalhão, tinha um humor inteligente, sempre brincava, fazia nós rirmos e tinha muitos amigos”, relatou a viúva.

Com o passar dos anos, o advogado que já era grudado na família, se colou ainda mais. Pedro conta que Ricardo também fez o papel de pai fora de casa, ajudando outras pessoas, mas no final do dia queria estar junto da esposa e dos filhos. “O legal para ele era estar com a família. Não que ele tenha deixado os amigos e as pessoas. Ele teve uma relação de pai para muitas pessoas. Recebemos estes relatos no velório, de pessoas que ele ajudou a educar o filho, ser conselheiro, por exemplo. Mas, no final do dia, ele queria estar em família”, sublinhou Pedro. 

Luta contra o câncer

A batalha contra a doença começou no dia 3 de outubro de 2019, antes de uma viagem à França para visitar Luiza, que estava prestes a dar a luz para a terceira filha, Inês. Heloíza conta que Ricardo foi diagnosticado com câncer em uma parte rígida do intestino, após sofrer com um quadro de soluços e ir ao médico fazer exames. “Eu achava que era uma úlcera”, contou.

Durante dois anos, ele dividiu Canela com Porto Alegre, cidade onde fazia sessões de tratamento com um oncologista. “Sempre existiu essa perspectiva de que ele ia melhorar, mas foram dois anos de muita luta. Muita gente desconhecia que ele estava doente. Não era uma coisa que ele gostava de compartilhar. Ele continuava a vida dele, apesar daquilo. Não quis parar de viver”, descreveram os filhos.

Texto: Leonardo Santos – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido