InícioGeralGramado e CanelaBailarina de 10 anos busca lugar no Teatro Bolshoi

Bailarina de 10 anos busca lugar no Teatro Bolshoi

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA– A jovem bailarina Lívia Mendes está prestes a realizar um de seus maiores sonhos. Nos dias 5 e 6 de novembro, em Joinville, Santa Catarina, a guria de 10 anos irá participar da segunda etapa da audição do Teatro Bolshoi Brasil, única filial do teatro russo, que é dono do ballet mais famoso do mundo, em terras brasileiras. A primeira etapa foi feita de forma virtual, por meio de vídeos, a segunda será presencial diante de um corpo técnico de jurados e fisioterapeutas. Caso avance, ela ganhará uma bolsa integral para um curso de oito anos no Bolshoi.

A reportagem do Jornal Integração conversou com Lívia e sua mãe, Nicole Mendes, na manhã de quarta-feira (27). A pequena contou como o sonho de ser uma bailarina reconhecida começou e a mãe revelou quando introduziu a filha ao ballet e o sonho de ir ao Bolshoi brilhou.

“Desde pequena meu sonho foi ser bailarina profissional. Quando tive a chance de me escrever para o Bolshoi, logo perguntei para a minha mãe se eu podia e me inscrevi. Eu quero me formar lá, virar uma bailarina famosa, quero ser boa e reconhecida. Uma das minhas inspirações é a Ana Botafogo”, declarou Lívia.

Nicole revelou que a filha dança ballet desde os três anos de idade e que a dança se tornou uma paixão para Lívia. A família é natural de Canoas, local em que a bailarina foi introduzida na dança, e reside em Canela há cinco anos. “Quando ela era pequenininha coloquei ela no ballet, com três anos. Ela gostou e foi virando um amor. Quando viemos para Canela, há cinco anos, ela começou a fazer aulas na Neusa Mari Pacheco, no Canelinha, e teve a oportunidade de fazer aulas com a professora Mônica. A dança é um amor que ela carrega”, expressou a mãe. “O Teatro Bolshoi parecia algo distante e a Mônica começou a nos incentivar. Ela sempre destacou o potencial da Lívia, sempre disse que ela podia chegar lá. Foi ai que começamos a viver e incentivar o sonho dela”, salientou.

Livia participa de cerca de três aulas, de 2h cada, por semana, além de estudar durante a tarde na Escola Estadual Neusa Mari Pacheco, no 5º ano. Atualmente ela faz parte da equipe da D´arte Multiarte, onde participa das aulas com Mônica.

“Não deu certo? Vamos de novo!”

Acerca da primeira tentativa da filha em ingressar no Teatro Bolshoi, Nicole salientou que Lívia não se abalou com o resultado negativo e levou como aprendizado. “Foi fundamental para o aprendizado. No ano passado ela não conseguiu e ficou muito triste, mas no outro dia estava bem. Já neste, ela foi inscrita de última hora, na outra vez, foi uma das primeiras. Deixamos no ‘vamos ver no que vai dar’. Chegamos a refazer o vídeo da primeira etapa, que não deu certo, mas quando saiu o resultado foi uma alegria. É uma categoria muito disputada”, comenta.

A professora de ballet clássico, Mônica Moura, formada como docente no próprio Bolshoi, destacou a força de vontade e aplicação da pequena bailarina e demonstrou confiança e orgulho na aluna. “A Lívia sempre foi muito talentosa, não sei se dá para chamar de talento, mas sempre teve muita facilidade e, principalmente, vontade e brilho no olhar. Ela gosta muito do que ela faz, se dedica ao extremo. Ela faz todas as aulas que dá e mais um pouco. Ela tem o perfil, biótipo perfeito para entrar na Escola Bolshoi. Desde o ano passado, quando ela fez nove anos, incentivamos para que ela concorresse a uma vaga. Estamos bem esperançosos, acreditamos que ela vai passar com toda a tranqüilidade do mundo. Eu acredito que ela vai dar muito orgulho pra essa cidade. Para eu sempre foi um orgulho, ser professora é muito bom, ainda mais quando o aluno quer aprender”, destacou.

A viagem até o Teatro, em Joinville, está marcada para a quinta-feira (4), caso Lívia passe, Santa Catarina será o novo lar da família. Nicole comentou sobre esta possibilidade e demonstrou ansiedade. “É um misto de medo e ansiedade. Se tudo der certo vamos para o desconhecido e passaremos a viver a vida dela. Vamos por etapas”, disse Nicole.

CANELA-JOINVILLE – Uma campanha em busca de arrecadar o valor para que Lívia possa ir até Joinville está sendo feita. A família pede doações por meio do PIX –(51) 9.9220-2850 – Gustavo Leguissamo da Silva (pai de Lívia) e (51) 9.8543-8463 – Nicolle Mendes.

Texto: Leonardo Santos[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido