CANELA – A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados promoveu, com o apoio da Embratur, nesta semana, na quarta (29) e quinta-feira (30), o seminário “Turismo na Ordem do Dia – Perspectivas e Tendências para o Turismo no Brasil”, em Brasília. O município foi representado pelo secretário de Turismo, Ângelo Sanches.
O evento faz parte da comemoração do Dia Mundial do Turismo (27 de setembro). A iniciativa foi do presidente da Comissão de Turismo, deputado federal, João Carlos Bacelar, com o objetivo de discutir os desafios enfrentados pelo setor durante a pandemia da Covid-19 e as perspectivas para promoção e fortalecimento dos destinos brasileiros. Palestras, mesas-redondas e debates, foram realizadas com a intenção de identificar mudanças na legislação que possam estimular a retomada e a consolidação do setor.
No primeiro painel (setor público), com o tema “Turismo como vetor de recuperação econômica”, Sanches, que também é presidente da ANSEDITUR, ressaltou como o turismo trabalha em constante reinvenção e reforçou a importância da profissionalização dos destinos, em especial, na Serra Gaúcha.
“Essa indústria (turismo) consegue se reinventar todos os dias. É por isso que o turismo foi o primeiro a ser afetado, mas não foi o último a voltar. A gente aprendeu a se reinventar todos os dias. Nós sabíamos como era o Brasil antes, como é hoje e a gente espera como será amanhã. Eu digo, começa hoje. Quando a gente fala em capacitação a primeira coisa que temos que aprender no turismo é se as comunidades entendem que são turísticas ou não. 50% de trabalhar no turismo é saber receber. Essa indústria está mostrando que é a única que não está falindo. Exemplo da Serra Gaúcha que em plena pandemia não parou suas atividades e está aumentando o seu orçamento, pois aprendemos a trabalhar com o coração e com a profissionalização de um destino”, destacou Sanches em sua fala no evento.
Além dos painéis que discutiram os assuntos de interesse do setor, o evento contou com um espaço de exposição com as principais características culturais e gastronômicas das regiões brasileiras.
CONVITES – Durante sua estadia em Brasília, Sanches aproveitou para convidar algumas autoridades para prestigiar a abertura do 34º Sonho de Natal. Foram convidados para a festividade natalina o presidente da Comissão de Turismo, deputado João Carlos Bacelar Batista, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o presidente da Embratur, Carlos Brito, e o deputado Bibo Nunes. Com mais de 370 espetáculos, o 34° Sonho de Natal será realizado de 22 de outubro a 9 de janeiro de 2022.












