GRAMADO – Com um projeto sólido de organização administrativa e valorização dos atletas da região, assim inicia a caminhada da Sociedade Esportiva e Recreativa Gramado (SER Gramado) no futsal. A equipe formada no início deste ano vai estrear no Gauchão Série C neste sábado. A competição estadual é organizada pela Liga Gaúcha de Futsal (LGF), e a primeira partida é diante da forte equipe, e candidata ao título, União de Parobé. O confronto será realizado em Nova Hartz às 16h, pois o ginásio em Parobé está em reformas.
Para a competição, além de apostar nos atletas da região, mesclando com alguns que atuaram em equipes dos Vales do Paranhana e Sinos, outro setor que dá confiança para o clube é fora de quadra, na parte administrativa.
O presidente Jadir Rogério Schwingel é empresário do ramo hoteleiro em Três Coroas e Gramado e já atuou como dirigente no Três Coroas Futsal. Além dele, considerada a maior contratação do clube, a SER Gramado contará como Gestor de Futsal, Luiz Sérgio Lavarda.
Ex-atleta de futsal, Lavardinha, como é conhecido, iniciou o projeto vencedor do Pato Futsal e como presidente conquistou o bicampeonato da Liga Nacional pela equipe paranaense nos anos de 2018/19, Taça Brasil 2018 e neste mesmo ano foi campeão da Liga Sul, além de conquistas na Série Ouro do Paraná.
Para o comando técnico, o clube buscou Rafael Cunha. Com mais de 25 anos na profissão, ele iniciou na Ulbra de Canoas e acumula passagens por Internacional, Afusca e Sobradinho, além de treinar equipes no futsal catarinense, matogrossense e do Tocantins. O treinador trabalhou no exterior como no Emirados Árabes, Kuwait e por último estava na China onde permaneceu por cinco anos. No país, em seu último clube o Shenzhen Nanling da cidade de mesmo nome, conquistou o título nacional adulto e under 21, sendo considerado o melhor treinador da competição.
Jadir destacou este início de projeto e elogiou os profissionais envolvidos seja fora ou dentro de quadra, destacando que o trabalho será de longo prazo. “Estamos trabalhando muito, entrando agora no cenário do futsal um projeto que será de longo prazo. Tem muitas pessoas de Gramado envolvidas na diretoria, base de atletas são daqui, além disso conseguimos ter o Lavardinha com vasta experiência para ajudar muito na gestão e também do técnico Rafael Cunha com uma carreira vitoriosa aqui e no exterior”, disse ele citando o convite do secretário de Esporte e Lazer de Gramado, Lucas Roldo na implantação do projeto.
“Os objetivos da nossa equipe é a cada jogo. É uma chave difícil e tivemos a infelicidade de enfrentar o Parobé, equipe muito qualificada lá. Tem os Galácticos, equipe forte, mas vamos encarar com humildade, um passo de cada vez, jogo a jogo, sem obrigação de ser campeão”, finalizou.

A COMPETIÇÃO – A equipe gramadense faz parte da Conferência Leste. Além do União Parobé, também fazem parte do grupo a Associação Nova Petrópolis de Futsal (ANPF), e River Futsal de Caxias do Sul que se enfrentam no mesmo dia, em Nova Petrópolis. Outra equipe no grupo é o Nova Geração de São José dos Ausentes que folga na primeira rodada. Nesta primeira fase, os clubes se enfrentam em turno e returno, dentro de seus grupos, onde os quatro melhores classificados de cada avançam para os playoffs. Com a realização dos mata-matas, será conhecido os campeões das Conferências Oeste e Leste. Estes realizarão a grande final da competição em dezembro. No total, 21 clubes estarão participando da competição.
ONDE ACOMPANHAR? – A Rádio Esporte Total de Parobé, a partir das 15h45, transmitirá a partida ao vivo com áudio e imagens e você poderá também acompanhar na página do Facebook do Jornal Integração Hortênsias, onde será compartilhada a transmissão da emissora do Vale do Paranhana.
Texto e Fotos: Tiago Manique – [email protected]