REGIÃO – Não estava no planejamento e de forma abrupta a Copa América veio para o Brasil e além dos cuidados com a logística das equipes como hospedagens e transportes, a principal discussão ficou acerca da questão envolvendo a Covid-19.
Outro ingrediente esteve relacionado ao campos. Com o calendário apertado no futebol brasileiro em meio a tantas competições, os profissionais para cuidarem dos gramados da Copa tiveram que passar por um dos grandes desafios de tentar deixar os palcos aptos em tão pouco tempo.
Um dos integrantes deste time de cerca de 50 pessoas é o gramadense Tiago Rodrigues. Analista de Campos Esportivos, ele é um dos craques que estará em campo neste sábado (10) às 21h na final da Copa América no Maracanã, ao lado de estrelas como Messi e Neymar.
Com mais de 10 anos de experiência e de ter atuado em outras edições da mesma competição, além de Copa do Mundo, Copa das Confederações, Olimpíadas e Taça Libertadores da América, Tiago, assim como os demais colegas de profissão, foram chamados às pressas para cuidar dos gramados. Ele presta serviços para Maristela Kuhn, escritório de agronomia especializada em gramados esportivos.
O desafio foi maior que em outros períodos. Com o calendário do futebol brasileiro sobrecarregado os gramados ficam bastante castigados, o que gerou durante a Copa América algumas reclamações como de Tite, Neymar e Messi.
Em tom de desabafo, Tiago falou que para os gramados estarem em perfeitas condições tem que ser pouco utilizado para dar tempo de recuperação, principalmente se tratando de gramas naturais. “É um prazer estar aqui, é um trabalho de toda uma equipe, não faço nada sozinho”, disse.
Sobre o trabalho no cuidado com os campos, explicou que é necessário, para deixar em perfeitas condições, um período sem utilização e um dos pontos fundamentais é a luz natural do sol, mesmo que exista outros mecanismos artificialmente. Além disso, citou exemplos do que ocorre em campos na Europa.
“O calendário esportivo, principalmente do futebol brasileiro é injusto, diferente da Europa, aqui são jogos intensos, no caso o Maracanã em 2019 teve 93 jogos e o Camp Nou [estádio do Barcelona] 33. Mesmo que o manejo de reparo é igual que da Europa, aliados as condições climáticas é humanamente impossível deixar o campo 100% como merecia a competição”, ressaltou.
Para o palco da grande decisão, desde o dia 23 o gramado do Maracanã está diariamente recebendo tratamento para estar nas melhores condições de jogo e o prazo para entregar pronto à Conmebol é de cinco horas antes do início da partida. “Sem dúvida que estará em dia [campo do Maracanã], estamos realizando manejos diários que vem gradativamente melhorando, em perfeitas condições para a final. Até o último instante sempre trabalhando na busca pela excelência até nos intervalos dos jogos trabalhamos no gramado”.

Estrelas do futebol
Estar em campo a poucos metros de astros do futebol mundial é o sonho de muitas pessoas. Questionado sobre isso, Tiago confidenciou que devido as peculiaridades que envolvem o trabalho, a tensão deixa isso de lado.
“Com a atividade intensa que temos é focar no trabalho até pelo profissionalismo que temos e por ser uma política da organização da competição, então esta questão de tietagem fica em segundo plano. Sabemos que dá visibilidade, para o trabalho, mas ficamos muito focados. Não tenho foto com nenhum astro do futebol, até porquê não é o meu perfil”, disse.
Profissão familiar
Tiago, durante a entrevista na Rádio Integração Digital, se emocionou ao lembrar do seu pai, Pedro Marino Rodrigues, falecido em abril. Foi seguindo os passos do pai que atuava em campos de golfe que surgiu a paixão em cuidar de gramados esportivos e as primeiras oportunidades como analista. Outro vínculo familiar está na imagem do aniversário de um ano de Tiago e seu irmão gêmeo Diego, onde o bolo foi confeccionado em alusão a um campo de futebol.
“Nosso primeiro ano, não sei se é ironia do destino mas o primeiro bolo do meu aniversário era o desenho de um campo, tudo a ver com o que faço hoje, minha realidade”, finalizou.

Texto: Tiago Manique – [email protected]