REGIÃO – Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (6), o secretário extraordinário de Parcerias do Governo do Estado, Leonardo Busatto, anunciou que o cronograma de obras da concessão da ERS-235 poderá ser antecipado, sem impacto significativo na tarifa de pedágio. Ele participou de uma reunião em Nova Petrópolis, junto com o prefeito Jorge Darlei Wolf. O tema seguirá em discussão nas próximas semanas, com novas reuniões e apresentação formal de demandas.
De acordo com a proposta inicial do Governo do Estado, o trecho da ERS-235 entre Nova Petrópolis e Gramado seria duplicado entre o sexto e o décimo ano do contrato (entre os anos de 2028 e 2032). Outras estradas da região receberiam obras de duplicação a partir do terceiro ano, como é o caso da ERS-115 entre Gramado e Taquara.
Para o prefeito Wolf, este é o ponto que mais provocou questionamentos na comunidade de Nova Petrópolis. “Não entendemos essa diferença e, para nós, está claro que o trecho de Nova Petrópolis necessita de investimentos importantes antes do sexto ano de concessão”, afirma Darlei.
Nesta reunião o secretário Leonardo Busatto afirmou ser possível antecipar o cronograma de obras até para o quarto ano do contrato, sem que a tarifa do pedágio sofra impactos significativos.
Conforme ele, o Governo do Estado prevê investimento de R$ 407 milhões para a ERS-235 durante os 30 anos do contrato de concessão. A principal obra prevista no projeto é duplicação total dos 32 quilômetros entre Nova Petrópolis e Gramado. No entanto, Leonardo Busatto informou que a comunidade local tem a prerrogativa de decidir quais investimentos deseja receber.
“A duplicação, como está prevista, seria daquele formato com as duas pistas separadas por uma vala ou um muro, o que realmente pode impactar bastante a realidade local. Um comércio instalado nas margens da rodovia, por exemplo, passará a receber somente os veículos que trafegam em um sentido da via. Os que trafegam no sentido contrário precisarão fazer o retorno”, explicou o secretário.
Antes da apresentação formal ao Governo do Estado, o tema será avaliado no Município. Uma reunião com representantes de entidades e o Poder Público está agendada para a quinta-feira, 15 de julho. Para a ocasião, estão sendo convidados os presidentes das associações de moradores dos bairros Pousada da Neve, Piá, Vale Verde, Linha Imperial, Linha Brasil e Linha Araripe.













