GRAMADO – A Polícia Civil (PC) prendeu em flagrante na noite de quinta-feira (24) dois homens por tentativa e estelionato, praticados por realizarem compras fraudulentas com cartões de crédito.
A ação começou à tarde, quando a proprietária de uma empresa de turismo rural da cidade compareceu à delegacia dizendo ter sido vítima do golpe, que foi rapidamente descoberto porque o titular do cartão não só contestou a compra como fez contato com empresária gramadense.
A partir daí, apurou-se que os suspeitos, que estavam em um grupo grande de pessoas, vindas do Rio Grande do Norte, iriam jantar em uma churrascaria, cuja compra também foi realizada com cartão de terceiros. Diante disso, foram abordados e identificados quando se dirigiam ao restaurante.
Os dois homens foram autuados em flagrante sendo levados ao sistema prisional, pois não pagaram a fiança. Com eles estavam três mulheres, que foram ouvidas como testemunhas. Também foi ouvida a vítima e o responsável por uma agência de turismo, também provável vítima das ações.
Com os suspeitos foram apreendidos diversos cartões bancários, valor em dinheiro, celulares/smartphones e uma máquina de cartão. Um dos suspeitos possui antecedentes policiais por estelionato e organização criminosa em Rondônia, inclusive esteve preso pelos mesmos crimes.
A prisão foi realizada pela Delegacia de Polícia de Gramado, responsável pelas investigações, com apoio da 2ª Delegacia de Polícia Regional e Brigada Militar (BM).
O delegado Gustavo Celiberto Barcellos destaca que foram encontrados fortes indicativos de que seriam lesados inúmeros estabelecimentos do setor turístico da região, o que foi impedido pela rápida atuação da polícia.
Também destacou o suporte da Delegacia Regional de Gramado, comandada pelo delegado Heliomar Athaydes Franco, além da rápida mobilização e apoio da BM.