InícioSaúdeGramado e CanelaApae Gramado apresenta nova sede

Apae Gramado apresenta nova sede

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Às vésperas de completar 52 anos, a Apae Gramado inaugurou a sua nova sede no final da tarde de sexta-feira (18). O ato simbólico teve presença restrita de pessoas em decorrência da pandemia do coronavírus e ocorreu no auditório da nova sede, situada na rua Piratini, no bairro Planalto. A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais foi fundada em 26 de julho de 1969, iniciativa do casal Ivo e Esmeralda Bezzi, que motivou outras famílias a se envolverem no movimento. O casal incentivou a instalação da Apae em Gramado para oferecer melhor atendimento ao filho Jorge, com Síndrome de Down, e outras crianças do município.

Envolvimento comunitário

A presidente da Apae Gramado, Julita Andreis, agradeceu o envolvimento de todos na construção da nova sede, desde a comissão de construção, parceiros da obra, diretoria, colaboradores, beneficiários e seus familiares. “Queremos externar a nossa gratidão a todas as pessoas que nestes mais de 50 anos colaboraram com a nossa entidade. Este momento ímpar da vida da Apae só foi conquistado graças ao esforço, ao trabalho e ao comprometimento à causa”, destacou. Julita lembrou, ainda, o apoio de associados, parceiros e poderes públicos que têm contribuído para a manutenção deste trabalho que é filantrópico. “Essa obra é um sonho participativo e coletivo”, frisou.Ela convidou um representante da comissão da construção para se manifestar. Em nome do grupo, Jorge Maldaner citou que a obra passou por três diretorias presididas por Maristela Ferrari, Irani Corrêa e Julita Andreis. “Tivemos tantos parceiros. Agradecemos a todos. Muito obrigado por terem contribuído com este sonho que é um legado deixado para o município de Gramado”. Além dele, integraram a comissão Irani Corrêa, Marilei Andreis, Jean Carlo Libardi e Roberto Maldaner.
O diretor da Scalla Incorporações, empresa parceira no negócio que envolveu a permuta da sede na Rua Garibaldi. Irineu Dressel, disse que há anos atrás, este momento não era imaginável. A obra estava comprovando que a Apae, desde a sua fundação, é de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, O objetivo é sempre atender os beneficiários”.
Irineu frisou que “quando muitas pessoas de bem se juntam, muitas de forma voluntária, nos tornamos gigantes”.
Carlos Ezequiel dos Santos Marques, beneficiário da Apae, falou em nome dos beneficiários agradecendo a presença de todos. José Turozi, presidente da Federação Nacional das Apaes, em video, elogiou a obra. O presidente da Federação Estadual, Afonso Tochetto, definiu a obra como “grandiosa e magnífica” e frisou que o atendimento e as instalações são de primeiro mundo”.
O vice-prefeito Luia Barbacovi disse que a obra representava o esforço da comunidade. “É toda uma estrutura, uma condição que vai fazer com que os beneficiários possam usufruir e ter uma vida mais digna”. Ressaltou que a obra era resultado de parceria, credibilidade e coragem.

Mudança ocorreu em dezembro

A mudança para o novo prédio ocorreu em dezembro do ano passado e os atendimentos aos beneficiários começou na segunda quinzena de janeiro. O prédio com 1.350m² de área construída está permitindo ampliar a capacidade de atendimento, além de oferecer uma estrutura inovadora que atenderá com mais eficiência as necessidades específicas da atividade. Atualmente a entidade atende 152 pessoas de zero a 70 anos.
Na cerimônia foi apresentado o processo de permuta do antigo prédio na Rua Garibaldi pela nova sede no bairro Planalto. O processo foi liderado por uma comissão de voluntários que avaliou as propostas de três empresas.
O projeto partiu das necessidades apontadas pela equipe da Apae Gramado, buscando garantir que os atendidos da instituição não ficassem um dia sequer sem atendimento. As três propostas validadas pela comissão foram apresentadas ao Conselho de Administração que escolheu a que melhor atendia os interesses da instituição. A proposta vencedora contemplou a construção de uma sede nova de 1.350mts² de área construída ,dentro das premissas estabelecidas pela equipe técnica da instituição, além da entrega de sete lojas (de frente para a Rua Garibaldi) no prédio que será construído na antiga sede.

A entidade está capacitada para atender pessoas com deficiência em todo o seu ciclo de vida, trabalhando na reabilitação, apoio educacional, proteção, capacitação e socialização. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia, educação física, serviço social, neurologia e psiquiatria. Conta com 17 colaboradores, além dos 23 membros da diretoria que trabalham de forma voluntária. Todos os atendimentos são gratuitos e encaminhados pela rede privada ou pública de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido