Tiago Manique
GRAMADO – A missão era sair da partida com alguma vantagem, a mínima possível já seria comemorada e no apito final, o Gramadense celebrou a vitória por 1 a 0 diante da Apafut pelo primeiro jogo da fase de quartas de final do Gauchão Juvemil. O gol foi marcado pelo zagueiro Guilherme, aos 38 minutos do primeiro tempo. O segundo jogo que valerá a vaga na semifinal, ocorrerá dia 29, em Caxias do Sul na localidade de Linha 40.
Durante a semana, o técnico do Gramadense Gustavo Corrêa alertava pela forte equipe da Apafut, principalmente na velocidade ofensiva e forte fisicamente. E aos cinco minutos, a observação do comandante técnico fez valer na prática,quando rápido pelo lado direito, Barth entrou na área e obrigou o goleiro dos donos da casa, Maicon, a salvar.
Aos 10', a Apafut chegou novamente. Lucas bateu forte e a bola pegou um desvio, mas Maicon salvou novamente. Aos poucos, o Gramadense foi entrando no jogo e Gui Leo, de calcanhar quase fez após receber cruzamento com a bola batendo na rede pelo lado de fora. As duas equipes lutavam bastante, o jogo ficando com muitas disputas no miolo central, prevalecendo o sistema defensivo dos dois times. Aos 32', o meia Cairu que atuou improvisado na lateral direita, tentou cruzar, mas a bola quase surpreendeu o goleiro Thainan da Apafut que espalmou para fora.
A partir deste momento as oportunidades começaram a surgir. Com 36 minutos, Dudu recebeu cruzamento do lado esquerdo e chapou a bola com o lado do pé e Thainan segurou firme. Triunfo do Gramadense nesta competição a jogada aérea e foi deste setor que veio o gol da vitória. Em cobrança de escanteio, a bola viajou pela pequena área, mas no meio do caminho tinha o zagueiro Guilherme que cutucou para a rede abrindo o placar, a bola antes ainda bateu na trave.
Na segunda etapa, o jogo truncado se repetiu e as oportunidades claras de gol, foram todas da Apafut que parou nas mãos do goleiro Maicon. Aos oito minutos, em bela jogada com troca de passes pelo meio, Barth invadiu a área e próximo da marca de pênalti bateu e o arqueiro do Gramadense defendeu. Aos 18', em cobrança de escanteio, no meio da área o centroavante Rafinha de cabeça obrigou Maicon a mais uma grande defesa. A Apafut continuou insistindo, mas esbarrava no sólido sistema defensivo do Gramadense que mesmo necessitando realizar substituições de atletas por lesão, conseguiu encerrar a partida com a vantagem.