NOVA PETRÓPOLIS – O município foi oficializado como cidade-sede do 5º Campeonato Mundial de Futsal para Surdos, que acontecerá entre os dias 10 e 19 de novembro de 2023. Serão 32 seleções nacionais reunidas no torneio, que será disputado simultaneamente nas modalidades feminina e masculina.
Na tarde da segunda-feira (19) o prefeito Jorge Darlei Wolf, a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, e diretor do departamento de Atividades de Educação Desportiva, Luiz Port, estiveram em Caxias do Sul para definir os próximos detalhes visando a organização do Mundial.
O diretor de Esportes e Lazer da Prefeitura de Caxias do Sul, Mauro Amâncio da Silva, tem forte ligação com o futsal para surdos, tendo sido o técnico da seleção brasileira masculina nas duas edições anteriores do Mundial, na Tailândia (2015) e na Suíça (2019).
Mauro Amâncio e o gerente de Esporte e Lazer da Prefeitura de Caxias do Sul, Vinícius Piazza, devem ser indicados pela Confederação Brasileira de Desportos para Surdos (CBDS) para atuarem no Comitê Organizador do 5º Campeonato Mundial de Futsal para Surdos.
Bons indicadores de segurança pública e o fato de Nova Petrópolis ser uma cidade turística, com localização estratégica entre Gramado, Caxias do Sul e Porto Alegre, foram alguns dos pontos destacados para a escolha.
“O Mauro é um dos principais encarregados pela organização do evento. Como já fizemos vários trabalhos juntos e ele conhece bem a estrutura de Nova Petrópolis, fomos indicados como uma das opções para receber o próximo Mundial”, explica Luiz Port.
Além do Brasil, Portugal, Espanha e Argentina estavam na disputa para receber o Mundial de 2023. “É muito difícil essa competição sair do eixo Europa-Ásia”, destacou o secretário de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Gabriel Citton.
“É uma conquista imensa, reflexo do trabalho e da competência dos nossos profissionais da área da Educação e do Desporto, e também do Turismo. A escolha nos deixa extremamente honrados e felizes. O 5º Campeonato Mundial de Futsal para Surdos será um momento que entrará para a história de Nova Petrópolis”, afirmou o prefeito.
Em um dos próximos passos nos preparativos para a competição, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto fará a análise dos ginásios existentes. Conforme informações preliminares, existem duas quadras com medidas oficiais que poderão servir para os jogos.