Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

InícioExclusivo AssinantesJaneiro e fevereiro têm desempenho positivo na geração de empregos

Janeiro e fevereiro têm desempenho positivo na geração de empregos

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – As quatro cidades da Região das Hortênsias tiveram um saldo positivo no balanço entre contratações e demissões nos dois primeiros meses deste ano. Foram 4.001 admissões e 3.147 desligamentos, sendo 854 contratações a mais que demissões. Os dados foram divulgados na quinta-feira passada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia. Os números referentes a março ainda não foram contabilizados.

GRAMADO é a cidade com maior número de trabalhadores formais e onde há a maior movimentação de vínculos empregatícios. Na soma dos dois primeiros meses deste ano, foram 1.803 novas contratações, ante 1.631 desligamentos, um saldo positivo de +172.

Ainda assim há um déficit de postos de trabalho que ainda não foram reabertos por conta da crise econômica. Em fevereiro do ano passado, antes de iniciar a pandemia, as empresas gramadenses contabilizavam 18.460 empregados com carteira assinada, em fevereiro deste eram 17.533, um saldo negativo de -927.

O setor que permitiu o saldo positivo neste início de ano em Gramado foi a Indústria com 342 admissões e 183 desligamentos (+159). O setor de Serviços foi o que mais contratou (886), mas também foi o que mais demitiu (905), saldo de -19. No Comércio o saldo ficou em +12 e na Construção em +20.

Em CANELA foram admitidas 838 pessoas entre janeiro e fevereiro, enquanto que outras 699 foram demitidas no mesmo período. O saldo do primeiro bimestre ficou positivo em +139 na cidade.

Se comparar fevereiro deste ano com o mesmo mês do ano passado, quando ainda não havia pandemia, percebe-se um déficit de -59. Havia 8.658 empregos formais em fevereiro de 2020 e 8.599 no mesmo mês deste ano.

O setor da Construção registrou o melhor saldo positivo (+54), sendo 104 admissões e 50 demissões. O setor de Serviços teve maior movimentação, com 398 contratações e 362 demissões (+36). A Indústria também ficou com saldo de +36, enquanto que no Comércio o saldo ficou em +15.

Nova Petrópolis registrou o segundo melhor desempenho entre as cidades da região. Foram 614 contratações e 418 demissões em janeiro e fevereiro, o que significa um saldo positivo de +223. No acumulado dos últimos 12 meses, o saldo ainda está negativo. Em fevereiro a cidade fechou com 6.626 vínculos formais de emprego, enquanto que em fevereiro do ano passado eram 6.664. Isso representa um saldo de -38.

Por setor econômico, a Indústria teve o melhor desempenho com 280 admissões e 156 desligamentos (+124), seguido pelo Comércio com saldo de +48, Serviços com +46 e Construção com +6.

São Francisco de Paula é a cidade que menos depende do turismo na região e a que menos sofreu com demissões. Neste começo de ano foram 746 contratações entre janeiro e fevereiro contra 399 desligamentos, um saldo positivo de +347. O melhor desempenho da região. Na soma dos 12 meses de pandemia, São Chico foi a única cidade a abrir mais postos de trabalho. Havia 4.282 pessoas com carteira assinada em fevereiro do ano passado. Neste ano, fechou fevereiro com 4.678, um salso positivo de +396.

Entre os setores econômicos, o destaque serrano é a Agropecuária, que registrou 242 contratações ante 76 demissões, um saldo de +166. Em seguida vem a Indústria que teve um saldo de +104, depois Serviços com +58 e Comércio com +24. A Construção teve o pior desempenho com um saldo de -5.

Texto: Fernando Gusen | [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...
error: Conteúdo protegido