Tiago Manique
GRAMADO – Sábado, dia 7 de setembro, Independência do Brasil. Se no período da manhã, em virtude das fortes chuvas o tradicional desfile cívico não pôde ser realizado, à tarde, São Pedro, padroeiro de Gramado deu uma trégua e com suas bençãos permitiu a realização de um desfile, mas de futebol bem jogado.
O Gramadense recebeu no Campo da Baixada o Cruzeiro de Santiago na primeira partida das oitavas de final do Gauchão Juvenil e diante do bom número de torcedores, venceu por 3 a 0 e com esta vantagem, no jogo de volta marcado para o dia 14, pode perder por até dois gols de diferença que garante vaga nas quartas de final da competição.
Marcação sob pressão, jogando no campo do adversário, assim o Gramadense começou a se impôs na partida e não demorou muito para a rede adversária balançar. Aos sete minutos, Ramiro, cobrou escanteio Igre tentou afastar e acabou desviando de cabeça e fez contra: 1 a 0. Aos 10', Gui Léo puxou contra ataque Luis passou livre pelo lado direito, invadiu a área e bateu para defesa do goleiro. Dois minutos depois, foi a vez do centroavante Dudu dar trabalho ao sistema defensivo do Cruzeiro, bateu e Alexandre salvou.
Após os 27 minutos, o Cruzeiro passou a se reencontrar no jogo e a ter mais posse de bola e isso deu condições na única chance de gol do adversário. Lucas avançou no lado esquerdo e na entrada da area bateu forte cruzado, a bola atravessou a pequena área do goleiro Maicon e a bola foi para fora.
O susto, fez o Gramadense se reencontrar na partida e voltou a dominar o jogo criando chances de gol. Em um destes momentos, no final do primeiro tempo, Luiz tentou, dentro da área, Gui Léo escorou para Dudu que estourou a bola no travessão.
Se na primeira etapa o Gramadense mostrou superioridade, nos últimos 40 minutos (tempo de cada período no Gauchão Juvenil) foi jogo de um time só. O desfile no enxarcado gramado da Baixada, seguiu e aos cinco minutos, Guilherme acertou o poste em cobrança de escanteio.
A força aérea dos donos da casa mostrou novamente sua pujança. Aos 15', Ramiro cobrou falata com precisão, parecia ter colocado com a mão na cabeça de Dudu que ampliou para 2 a 0. Aos 21', o camisa 9 tentou por cobertura o goleiro defendeu e foi para escanteio, sendo que na sequência, Dudu por pouco não fez novamente de cabeça. Quatro minutos depois, foi a vez de Gui Léo tentar marcar. No primeiro lance o goleiro pegou e no rebote o zagueiro Murylo tirou de cima da linha.
Aos 27' o gol que sacramentou a vitória. Em mais um escanteio, Ramiro, autor de três assistências com maestria, cobrou e lá no alto e dentro da área, tem um dono e se chama Dudu que subiu, soberano para de cabeça fazer 3 a 0, o seu segundo gol na partida. A partir deste momento, o Gramadense passou a explorar o contra ataque e o Cruzeiro, tentando pressionar mas sem objetividade.
Com o jogo controlado, foi somente aguardar o apito final e comemorar a vitória e a boa vantagem para o dia 14 em Santiago, distante mais de 500 quilômetros para buscar nesta longa estrada do Gauchão Juvenil, mais uma parada na busca do sonho de mais uma classificação.