CANELA – A Secretaria de Saúde promoverá neste mês uma ação para vacinar trabalhadores do setor turístico contra o sarampo. A ação acontecerá em dois sábados: nos dias 14 e 28 de setembro, nas unidades básicas de saúde dos bairros Canelinha e Leodoro de Azevedo, além do Centro Materno. A UBS Santa Marta não entrará no cronograma devido às obras realizadas no local.
Mesmo com a ação concentrada aos sábados, é possível se vacinar durante a semana no Centro Materno Infantil e nas UBS Santa Marta e São Luiz (às terças-feiras); e nas UBS Canelinha e Leodoro de Azevedo (às quintas-feiras). Independentemente do dia, todas as pessoas serão avaliadas por uma equipe de enfermagem antes de realizar a vacinação.
“O Brasil tem registrado surto em 11 estados. Como o pessoal do trade tem contato com visitantes, queremos nos prevenir”, diz o secretário Vilmar Santos. Por isso, a chamada ‘Ação da Tríplice Viral – Sarampo + Rubéola + Caxumba’ é voltada somente à população atuante em serviços de turismo, como hotéis, restaurantes, de transporte, entre outros, incluindo colaboradores de todos os setores, como recepção e serviços-gerais. O foco são as pessoas entre 15 e 49 anos de idade.
“Estamos organizando esta ação com o intuito de impedir que o sarampo se desenvolva na nossa região, e vamos alcançar esse objetivo com a vacinação. É para evitar complicações futuras”, alerta a enfermeira responsável da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Canela, Magali Dell Valle Cavinato. Segundo ela, a região é um atrativo para os visitantes, muitos dos quais vêm de estados onde há surto de sarampo.