InícioNotíciasPolíticaVereadores lamentam possível perda de verba

Vereadores lamentam possível perda de verba

Tempo de leitura: < 1 minuto

O tema foi levantado pelo vereador Adiló Didomenico/PTB, na sessão desta quarta-feira (4). O parlamentar lamentou a possibilidade de o Município perder verbas por ter saído da Região da Uva e do Vinho e ingressado na das Hortênsias. O petebista ponderou que, na Consulta Popular para o orçamento do Estado de 2020, Caxias disputará verbas destinadas à região que passou a integrar. Entre os possíveis atingidos, segundo ele, podem estar os hospitais Geral e Pompéia.

Para Adiló, uma situação que pode complicar a realidade financeira do Município, pelo menos, nos próximos três anos. “Caxias terá que andar de pires na mão, mendigando aquilo que a Região das Hortênsias vai receber, que é muito inferior ao valor destinado ao Corede Serra. Tem leis estaduais que deixam claro que a mudança do Município para outro Corede deve ser aprovada pela assembleia do Corede recebedor. Caxias deverá ficar com recurso das Hortênsias, que é muito menor. Se, isoladamente, prepotência resolvesse os problemas da humanidade, não haveria tantos por aí”, afirmou.

 

METRÓPOLE

 

Em aparte, o vereador Felipe Gremelmaier/MDB ampliou o debate para a participação de Caxias do Sul na Região Metropolitana da Serra Gaúcha. Ele lembrou que já cobrou, por várias vezes, o protagonismo do Executivo na formalização do bloco de municípios. “Estou preparando outro material, que assim que estiver pronto trarei à tribuna, porque Caxias ainda não aderiu à Região Metropolitana da Serra”, prometeu.

O parlamentar criticou declaração do secretário de Planejamento de Caxias, que, segundo ele, questionou o benefício para o Município. “Onde está a negatividade? O que não é positivo é esse afastamento de Caxias da região. Caxias não vai se manter sozinha. E esse afastamento que Caxias vem fazendo, nos últimos três anos, não é graças a esta Casa, porque a Câmara tem atuado em todas essas reuniões regionais, inclusive o Parlamento Regional ressuscitou em 2017, e hoje já são 22 câmaras que conversam todos os meses”, reforçou.

Quem também cobrou um posicionamento do Executivo sobre a Região Metropolitana da Serra Gaúcha foi o vereador Paulo Périco/MDB. Igualmente criticou a postura do secretário Fernando Mondadori. Conforme ele, o responsável pela pasta do Planejamento colocou em xeque a necessidade de Caxias integrar o novo bloco.

Fato que levou ele a sugerir um pedido de informações sobre quando o Executivo encaminhará o projeto de adesão à Câmara de Vereadores para apreciação. “Para saber se estão elaborando o projeto na prefeitura, se tem interesse de encaminhar ao Legislativo até o final dessa gestão do prefeito Daniel Guerra. Como o Município de Caxias do Sul, nesses últimos dois anos e nove meses de isolamento regional, simplesmente esqueceu todo o seu entorno e não tem uma visão de crescimento regional, acredito que a gente não possa esperar muito dessa administração”, avaliou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Canela revoga decreto de desapropriação da área da Ingool após diálogo com comunidade

Na manhã desta segunda-feira (6) a Prefeitura de Canela realizou reunião na Secretaria Municipal de Educação com pais, representantes da comunidade escolar e a...

Anunciado novos investimentos esportivos no encerramento dos Jogos Escolares

João Pedro Boch [email protected] GRAMADO – O Perinão, foi palco do encerramento dos Jogos Escolares de Gramado, na manhã de hoje, sexta-feira (3). A solenidade contou...

Aegea/Corsan entrega obra de R$ 20 milhões e garante segurança no abastecimento

REGIÃO - Foi inaugurada na tarde de hoje, quinta-feira (2), no Distrito Industrial de Canela, a duplicação da Estação de Tratamento de Água 2...

Rodada equilibrada no Vôlei Feminino de Canela

CANELA - A rodada do Campeonato Municipal de Vôlei Feminino de Canela, ocorrida na noite de terça-feira (30), foi marcada por confrontos acirrados e...

Natal Luz promove troca solidária de ingressos por alimentos

GRAMADO – Em sua histórica edição de 40 anos, o Natal Luz de Gramado, que ocorre de 23 de outubro a 18 de janeiro...
error: Conteúdo protegido