CANELA – A Secretaria Municipal de Saúde proporcionou um passeio ao Parque Terra Mágica Florybal, nesta quarta-feira (28), às pessoas que buscam o apoio da rede pública com o objetivo de parar de fumar. Cada pessoa doou dois litros de leite para a tradicional campanha feita pelo empreendimento, e a atividade foi alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.
O grupo antitabagista funciona na Unidade Básica de Saúde Francisco Jacques Gil (UBS Central, perto do Hospital de Caridade), e a participação é gratuita. Segundo a enfermeira Cristina de Moura, a pessoa pode voluntariamente buscar a UBS Central, onde passa por uma triagem e pela realização do teste de Fagerström, que avalia a dependência da nicotina em cada indivíduo.
Ao entrar no programa (com duração é de dois meses para uma turma com até 15 pessoas), ela participa dos encontros que acontecem toda semana, nas tardes de quarta-feira, que duram pouco mais de uma hora. Lá, os participantes têm acompanhamento de equipe multidisciplinar integrada por psicóloga, nutricionista, pneumologista, dentista e educadora física.
A enfermeira Cristina estima que cerca de 80% das pessoas abandonam o cigarro. Um exemplo é o do aposentado Darci Lodea, de 68 anos. Morador do bairro Santa Terezinha, ele teve um infarto por causa dos inúmeros cigarros tragados por 40 anos.“O atendimento é muito bom porque, se fosse pra gente pagar, dificilmente ia fazer”, comenta ele, que completou 60 dias participando do grupo e tem sentido os benefícios.
“É um trabalho que engloba vários aspectos relacionados à pessoa, comprometidos por causa do vício. O sucesso do programa em Canela é o empenho dos profissionais da Secretaria de Saúde em trabalhá-lo separadamente, mas com vistas a um resultado integral”, diz o secretário de Saúde Vilmar Santos.