Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

InícioExclusivo AssinantesUma cidade vigiada

Uma cidade vigiada

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA –Quem entrar, circular e sair do município estará sendo vigiado. É como se fosse um programa de reality show, com a diferença de que não é preciso ficar confinado, pelo contrário, a vigilância dará tranquilidade e será mais um reforço para a segurança pública.

Com previsão para começar a operar em janeiro, as câmeras de videomonitoramento distribuídas pela cidade que farão o cercamento eletrônico já estão instaladas e captando imagens, faltando ainda alguns ajustes nos equipamentos para operar plenamente.

Este processo de vigilância iniciou ainda em 2017, sendo instaladas mais de 200 câmeras em cerca de 50 prédios ou espaços públicos do município. “Iniciamos com a instalação nos patrimônios e prédios públicos e por meio deste monitoramento instalado, já auxiliamos a Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC) para investigações, pois nos foi solicitada as imagens”, explicou Eduardo Macedo, diretor do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação da Prefeitura.

A segunda etapa deste processo de segurança eletrônica, conforme Macedo, contemplará mais de 15 pontos e cerca de 30 câmeras. Pela dimensão da obra, o projeto foi idealizado pensando também na economia aos cofres públicos, pois a Prefeitura não precisou adquirir os equipamentos e o contrato realizado com prazo de 36 meses, podendo ser prorrogado, vai gerar um investimento de pouco mais de R$ 54 mil mensais, funcionando como um comodato.

“A empresa que está oferecendo os serviços é a DGT, sendo que a responsabilidade de toda instalação e manutenção dos equipamentos são deles com profissionais capacitados e treinados”, citou.

A parte de tecnologia é outro fator destacado por Macedo. Segundo ele, a precisão das câmeras facilitará o trabalho das forças de segurança durante o monitoramento e na identificação de possíveis criminosos.

“As câmeras instaladas são multifuncionais podendo ampliar o zoom e com ângulos em 360°, sendo que no mesmo momento pode fazer este serviço e de rastreamento, facilitando a identificação de suspeitos ou de veículos roubados”, contou. A sala de operações ficará na sede da BM, em Canela e será operada por um policial, sendo que a Polícia Civil e a Guarda Municipal, também terão acesso às imagens, facilitando assim a integração na segurança pública.

Foto: Tiago Manique/JIH

BM e PC comemoram o reforço na segurança

O “coração” do videomonitoramento será na nova sede da Brigada Militar (BM) que deve ser inaugurada em janeiro.Para o capitão Ubirajara da Rocha Dill, comandante da Brigada Militar de Canela, a forma de instalação das câmeras auxiliará o trabalho dos policiais, principalmente em alguns locais do município.

Foto: Ângelo De Zorzi/Divulgação

“Esses equipamentos permitirão um controle específico de uma determinada área do município. O número de câmeras instaladas de forma estratégica, já nos dá condições de monitoramento e acompanhamento de veículos e pessoas. Existe a expectativa de ser aumentado o número de câmeras ainda no ano de 2021, com uma cobertura mais ampla”, comentou.

Capitão Dill explicou também como será a atuação do policial nesta parte do monitoramento, como verificar determinadas situações avisando os colegas que estão no patrulhamento ostensivo.

“Além de detectar automaticamente [uma ação suspeita], por meio das telas instaladas no centro de operações da BM, poderá ainda atuar através de chamados, denúncias e outros meios. A partir desse momento o policial irá subsidiar as guarnições que estão na área de atuação, com informações precisas e de forma continuada. Como, por exemplo, a rota de determinado veículo suspeito ou em fuga. Todas essas informações registradas, servem de base para as investigações da Polícia Civil (PC) e do Ministério Público (MP)em uma ação penal. Esse sistema de forma integrada com outros municípios, nos dará um campo muito confiável nos indícios e evidências de um crime. Uma importante ferramenta para suprir, pelo menos um pouco, a defasagem de efetivo existente na Brigada Militar, não só na região, mas em todo o Estado”, enfatizou.

Foto: Jornal Integração/Arquivo

O delegado Vladimir Medeiros também destacou que esta ferramenta auxiliará nas investigações e poderá coibir possíveis crimes. “Para a Polícia Civil, as câmeras, com acesso direto pelos policiais civis, são extremamente importantes para a solução de crimes na cidade, além de inibir a prática de delitos e a vinda de criminosos para Canela”, avaliou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...

Mobilização pela troca de alimentos por ingressos para o Natal Luz

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – A solidariedade também ilumina a 40ª edição do Natal Luz. Desde segunda-feira (20), moradores de Gramado podem trocar alimentos não perecíveis...
error: Conteúdo protegido