Gramado completa na terça-feira que vem, dia 15, 66 nos de emancipação política e administrativa. Em razão da nossa tendência de dar grande destaque aos eventos natalinos, que giram a nossa engrenagem econômica, muitas vezes a data recebe menos atenção. Nos últimos quatro anos, em razão da palidez da administração Fedoca, a data parecia mesmo nem fazer sentido. De 2021 em diante espero que voltemos a comemorar cada ano da nossa querida Gramado.
Prefeita por um dia
Fedoca convidou a presidente da Câmara, vereadora Rosi Ecker (PP), para ocupar a cadeira de prefeita. Um dia só, mas o significado, a mensagem sublimar foi lida. Nem tem como não ler e entender uma vez clara como a luz do sol.
Paz e rancor
Com o convite à Rosi, Fedoca manda uma mensagem de paz e amor no relacionamento com a corrente partidária até então opositora. Pede, subliminarmente, carinho após 1º de janeiro. Ele não quer deixar sua foto na parede e alguém ir lá fazer a legenda: “aquí cuelga el peor de todos” (aquí está pendurado o pior de todos). Já ao grupo que o elegeu deixa a pior mensagem, de rancor, vingança e ódio. Ao vice que o colocou naquela posição negou até a cadeira. Criou a cadeira reserva e só passava o cargo quando obrigatório e inevitável. Em que pese o vice, Evandro Moschem, esteja de férias, por um dia só não havia necessidade de passar o cargo.
Merecido
Espero que a minha leitura sobre o corrido não tire o brilho e o mérito da Rosi, que para todos os meios e fins não tem nada a ver todo eso. Aproveitou a ocasião e se mostrou uma boa política. Curtiu ser a primeira mulher progressistas a sentar àquela mesa. Parabéns!
O novo governo
Anunciados os primeiros, e a maioria, dos ocupantes do primeiro escalão da administração 2021/2024, dois dos quatro titulares eleitos pelo PP para vereador abrem espaço para suplentes. Rafael Rosnsoni, como era esperado, vai para a Secretaria de Obras e Volnei da Saúde, vai para a secretaria que lhe dá o nome levado para a urna, Saúde, onde será o secretário adjunto. Os dois mais votados para vereador, com 1.347 e 1.309 votos, respectivamente, abrem espaço para o Neri da Farmácia, sexto mais votado na eleição, com 737 votos e Marcos Lovato (Marcão), que obteve 496 sufrágios.
Próximos da fila
Ainda tem todo o segundo escalão, os CCs, a serem nomeados, mas isso não vai favorecer os próximos da fila, Erni Branchini (438 votos) e Joel Reis (353 votos), pois para isso teriam de ser nomeados agora o Marcão, o Neri, ou o Ike Kuetz, o que dificilmente ocorrerá, pois estes cargos que restaram remuneram menos, às vezes até do que o de vereador. Logo, o que pode acontecer é serem estes suplentes nomeados CCs. A vereadora Rosi, por ora, não pode ser nomeada secretária ou para outro cargo por decisão judicial, que tenta reverter.
Contrapartida
Já há algum tempo o prefeito eleito de Gramado se refere ao empreendimento de saúde na Várzea (Centro de Saúde) como fruto de chantagem a empresários. A empresa doadora não se queixa publicamente. Mas é estranho que o mesmo empreendimento tenha de fazer sucessivos aportes como forma de contrapartida pela aprovação de seus projetos, enquanto outro, bem maior, como é o Hard Rock, não precisou dar nenhuma contrapartida social para aprovar quase mil apartamentos.
Na surdina
Dizem que o projeto Hard foi conduzido meio na surdina, ‘na madruga’ como diriam lá no interior onde cresci. Dizem também que o prefeito Fedoca tem uma área de terras lá perto, que se valorizaria com a marca internacional por perto. Aliás, quero fazer um levantamento de quantos projetos da empresa da família do Fedoca foram aprovados durante seu mandato de prefeito.
Sou a favor
Tirando a questão dos privilégios em detrimentos aos empresários locais, sou favorável à vinda da marca Hard Rock. Tem potencial para atrair turistas estrangeiros, o que é o grande desafio de Gramado e Canela.
GreNal
O Inter acabou desclassificado nas duas copas, Do Brasil e Libertadores. Em ambas nos pênaltis. Também é coincidência que os dois primeiros jogos, em casa, venceu por 1 a 0 e reverteu na segunda partida com placar igual. Assim, dos último 11 jogos o Inter venceu só dois e acabou que ambos não valeram nada.
Já o Grêmio está há 17 jogos sem perder. Neste tempo trocou de ponta na tabela do Brasileirão e passou pelo Inter e classificou para às quartas das duas copas. Vamos ver agora até quando vai para a gangorra mudar de novo. Com o Inter agora focado no Brasileirão e o Grêmio com duas decisões complicadas contra os paulistas Santos e São Paulo.