GRAMADO – O prefeito eleito Nestor Tissot e seu vice, Luia Barbacovi, ambos do PP, reuniram a imprensa para anunciar a equipe que formará o primeiro escalão do governo a partir de janeiro. Dezessete nomes foram anunciados, incluindo a Procuradoria do Município, o Departamento de Comunicação e os adjuntos da Saúde e da Educação. As Secretarias de Saúde e Educação são as únicas que terão secretários adjuntos.
Os secretários para as pastas de Trânsito, Esportes e Agricultura serão anunciados no início do novo governo. Para o Esporte o nome já está definido e ainda não foi revelado por conta de trâmites profissionais que precisam ser finalizados.
Até ocorrer os anúncios de quem vai liderar essas pastas, o secretário de Obras vai responder também por Agricultura, a secretária de Educação acumula também a de Esportes, e o chefe de gabinete vai cuidar das demandas do Trânsito.
Dentre os 17 nomes apresentados, oito são mulheres que assumirão lugar de estaque no governo progressista. Elas vão liderar a Administração, Assistência Social, Educação, Fazenda, Turismo, Meio Ambiente e Procuradoria.
Nestor prometeu divulgar os demais nomes assim que assumir a Prefeitura. Ele também comentou que vai revisar os salários dos cargos de confiança (CCs) especialmente nos níveis mais alto, no primeiro escalão. “Vamos começar o governo com economia de guerra, janeiro e fevereiro são dois meses para a gente se inteirar de todo o andamento da Prefeitura, ver a situação de cada Secretaria e de um modo geral de toda a Prefeitura. A partir de março/abril, vamos começar a pensar em preencher os demais cargos nas Secretarias”, explicou.
GRAMADOTUR – O nome de Rosa Helena Volk também é de preferência de Nestor para assumir a autarquia Gramadotur, que cuida da promoção de eventos como Natal Luz, Festival de Cinema e Festa da Colônia. “O Luia e eu estudamos bem essa parte, e nossa ideia é oferecer a Rosa Helena e outros nomes para a Gramadotur escolher que vai presidir. Nossa ideia é incorporar a Secretaria de Turismo com a Gramadotur. Claro que é necessário mudar a lei e ter consenso de todos, mas nossa ideia é unificar para que toda a movimentação turística esteja na mão do presidente da Gramadotur”, observou.
Veja quem serão os secretários:
Chefe de Gabinete – Luia Barbacovi
Secretária de Administração – Juliana Fisch
Secretária de Assistência Social – Vera Simão
Secretário de Cultura – Ricardo Reginatto
Secretária de Educação – Simone Tomazelli
Secretária adjunta de Educação – Ticiane Pante
Secretária da Fazenda – Sônia Molon
Secretário da Saúde – Jeferson Moschen
Secretário adjunto da Saúde – Volnei da Saúde
Secretário de Governança – Germano Junges
Secretário de Desenvolvimento Econômico – Ubiratã Oliveira
Secretário de Obras – Rafael Ronsoni
Secretário de Planejamento – Rafael Bazzan Barros
Secretária de Turismo – Rosa Helena Volk
Secretária de Meio Ambiente – Maria Henke
Procuradoria Geral do Município – Mariana Reis
Chefe de Comunicação – Fábio Schmatz
Secretaria de Transito –
Secretaria de Esportes –
Secretaria de Agricultura –

Bancada Progressista na Câmara
Na lista divulgada hoje por Nestor consta os nomes de dois vereadores eleitos pelo partido, Rafael Ronsoni, que foi o mais votado na eleição com 1347 votos, e Volnei da Saúde, o segundo mais votado com 1304. Ronsoni será novamente o secretário de Obras, e Volnei será o secretário adjunto da Saúde.
Com essa escolha, os dois primeiros suplentes do PP assumirão a função na Câmara de Vereadores. O primeiro deles é Neri da Farmácia, que fez 737 votos e ocupará a cadeira de Ronsoni, e Marcos Lovatto, que fez 496 votos e ficará no lugar do Volnei. Neri, inclusive, fez mais votos que quatro vereadores eleitos pelo MDB e PSDB. Ele havia ficado de fora por conta da distribuição das vagas por meio do quociente eleitoral.
A bancada Progressista na Câmara se completa com a reeleita Rosi Ecker Schmitt e com o novato Ike Koetz.
