InícioColunistasLivre ExpressãoFedoca venceu nos dois municípios

Fedoca venceu nos dois municípios

Tempo de leitura: < 1 minuto

Como diziam durante todo o período que o Fedoca estaria sendo o “melhor cabo eleitoral” do Constantino e do Nestor, é correto afirmar que ele se deu bem, com duas vitórias folgadas. Por falar nisso, faltam 34 dias…

Por que o PT elege em Gramado

O leitor/eleitor pode se perguntar por que uma cidade como Gramado, com atividade sindical bem discreta, tem eleito, sempre, um vereador do PT. Fácil, a esquerda gramadense só tem o PT. Os demais, PCdoB, PDT e o PSB não têm musculatura para representar esses votos. Além de Gramado, na região das Hortênsias somente São Francisco de Paula elegeu um do PT. No Vale do Paranhana todo só Riozinho emplacou um vereador da sigla do Lula Livre. Mas, nestas outras cidades todas, os demais partidos de esquerda elegeram, o PSB em Taquara, elegeu até a prefeita, Professora Sirlei. Em Canela o PT fez 133 votos e o PCdoB 83, mas o PDT fez 4.732 votos, elegendo três.

Boca de urna

Em que pese a comunidade, através dos agentes políticos (fiscais) não entendeu a Boca de Urna do Jornal Integração, criando dificuldades aos coletores de dados, ainda que estivessem devidamente uniformizados e identificados com o Jornal, antecipamos o resultado aos nossos clientes (ouvintes, assistentes, seguidores das nossas redes sociais).  Confesso que em um primeiro momento achei que o resultado poderia estar distorcido quando vi que o Nestor ganhava até mesmo no Piratini (20 a 16 votos na enquete). Na Várzea Grande a enquete deu 33 a 19, quase dois por um, como iria acreditar?

51,75 a 43,42%

Assim, conseguimos fazer 228 entrevistas com eleitores. A boca de urna, com esta amostragem, deu 51,70% Nestor, 43,42% Evandro, 3,94% Beto e 0,43 Elias. A urna deu 56,88% Nestor, 37,86% Evandro, 4,79 Beto e 0,48 Elias.

79,77 a 20,23%

O resultado oficial em Canela deu 79,77% Constantino e 20,23% Tolão. Em razão dos atrasos que tivemos para o levantamento dos dados em Gramado, fizemos só uma pequena amostra em Canela. A equipe tomou 85 intenções de votos. Quando fomos escrutinar, quase caímos de costas. 70 destes marcaram o candidato Constantino e só 15 o Tolão. 80,4% a 19,5%. Ainda que era público e notório que haveria a reeleição do emedebista, vendo assim, 70 a 15, era difícil acreditar, especialmente pela pequena amostragem.

Coragem para anunciar

Às 17h05, anunciamos o resultados da boca de urna aos milhares que nos acompanhavam pelo site leifacil.com e pela live do face do Jornal. E na medida que chegavam os resultados das urnas, os números da enquete se confirmavam. Canela iniciou e terminou ao redor de 80% para o Constantino e Gramado confirmava uma vitória esmagadora na Várzea Grande e com menos folga no restante do município ao Nestor, vencendo porém em 88 das 90 urnas. Também o resultado das urnas fomos apresentando desde as 17h05, urna a urna. Nossa audiência já tinha certeza dos eleitos às 17h15, mesmo que o resultado oficial do TSE só foi publicado quando já passava de 23h. A angústia se resumia, porém, aos candidatos a vereadores, pois antecipar esta apuração seria muito trabalhoso.

Cobertura do Integração

Pessoalmente entendo que o JI fez a sua parte, apenas, na cobertura das campanhas e da votação e apuração no domingo. Nossa equipe, em que pese é pequena, é muito interessada. São profissionais que gostam do que fazem e isso simplifica bastante as coisas.

Inovamos

Também é obrigação nossa inovar sempre. Promovemos debates entre os candidatos a vice e a prefeito. Entrevistamos os candidatos pelo impresso aqui, tema por tema, com perguntas iguais a todos, e no digital, enquanto pré-candidatos, como candidatos no início da campanha e mais próximo da reta final quando debatemos com cada um no mínimo detalhe seu plano de governo.

Palpite da coluna

Sebastião Melo em Porto Alegre, Adiló Didomênico em Caxias do Sul, Paula Mascarenhas em Pelotas e Jairo Jorge em Canoas serão eleitos domingo. Em Santa Maria o páreo é mais difícil… Em São Paulo Bruno Covas leva com um pé nas costas. RJ deve eleger Eduardo Paes, da velha política, mas é o que sobrou…

PÊSAMES

Quero registrar minha solidariedade aos familiares do casal Vinicius (Vini) e  Adriana (Nana) Zorzanello, que faleceram em trágico acidente quarta-feira. Meus mais profundos sentimentos e desejo de superação. A todos meu fraterno abraço.

No dia da eleição

No dia 15 acompanhamos o passa a passo dos candidatos a prefeito, vice, assessores e eleitores, os entrevistando ao vivo. Durante a apuração tomamos o depoimento dos vencedores antes mesmo do resultado oficial. A live da apuração teve sete horas e meia de duração, das 16h30 às 24h. No outro dia, segunda-feira, já entrevistamos ao vivo o prefeito eleito Nestor e o vice Luia pelo www.leiafacil.com.  E a edição impressa de sexta passada fechou esse ciclo trazendo os resultados de Canela e Gramado e da região.

Pós-eleição

Agora estamos de olho na montagem da equipe do novo governo, principalmente de Gramado, já que Canela reelegeu, e nos vereadores eleitos, entrevistando todos para avaliar o pleito e ratificar seus compromissos com as comunidades. 

Resquícios de campanha

Em que pese a causa em si é válida, os motivos que levaram as mulheres à frente da Câmara de Vereadores de Gramado na segunda-feira são resquícios de campanha. A coincidência de as sessões dos vereadores serem nas segundas-feiras gerou o primeiro encontro entre vencedores e derrotados muito cedo, quando a poeira ainda estava no alto, menos de 24 horas após o resultado do pleito. Naquela sessão a vereadora e esposa do candidato derrotado Evandro Moschem (MDB), Manu da Costa (excelente vereadora, vencedora do Troféu Seleção JI 2020 e que vai fazer falta na próxima legislatura), acusa o vereador Rafael Ronsoni de tê-la provocado e intimidado por ser mulher, em razão do resultado da eleição. Aí duas candidatas a vereadoras no time dela de campanha (Fernando Muller, MDB e Natasha Reina, Republicanos) se mobilizaram e levaram cerca de 20 mulheres para protestar por respeito e valorização feminina no horário da sessão desta última segunda-feira, uma semana após o episódio. Fernanda e Natasha classificam o ocorrido entre os vereadores como “violência política”. Elas acreditam que atitudes assim podem desencadear para outros tipos de violência contra as mulheres, em casa e nas empresas. Rafael disse ao Integração que não se dirigiu à vereadora em nenhum momento e não entende o que foi que a ofendeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido