ESTADO – As câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung de Taquara registraram na madrugada desta segunda-feira (23), por volta de 2h30, a explosão de um meteoro na região sul do estado, próximo a cidade de Bagé, a 426 quilômetros de Taquara. O fenômeno causou um clarão no céu e durou pouco mais de 1 segundo.
O bólido, nome dado aos meteoros quando explodem, teve magnitude de -7, o que é considerado elevado pelos especialistas. O objeto ingressou na atmosfera da Terra a 103 km/h e explodiu a 94 km/h, mas não chegou a tocar o solo. Estima-se que o meteoro teria pouco menos de um metro de diâmetro.
Conforme o professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo Observatório, em entrevista à Rádio Taquara, desde 2016, quando o observatório iniciou suas atividades, o ano de 2020 é o que registrou maior número de meteoros de elevada magnitude.
VACARIA – No dia 1º de outubro, o Observatório havia registrado o ingresso de um meteoro com 1,74 metro de diâmetro e 9,4 toneladas. Naquela ocasião a rocha espacial ingressou na atmosfera da Terra a 59,6 mil km/h. Alguns fragmentos teriam caído em diferentes pontos na região de Vacaria, Muitos Capões e Campestre da Serra.