InícioPolíticaGramado e Canela“Vamos redesenhar o modelo de Saúde em Canela”

“Vamos redesenhar o modelo de Saúde em Canela”

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Futuro do HCC, novas especialidades, criação da guarda municipal e o novo quartel do Corpo de Bombeiros foram alguns dos temas questionados ao candidato Gilberto Tegner, o Tolão (PDT) nessa última rodada da série de entrevista com os candidatos a prefeito. Confira os demais assuntos abordados:

1 – O HCC continuará sob intervenção municipal?

Neste momento a intervenção será mantida, propiciando que a municipalidade continue a recuperação da estrutura do hospital e buscando o equilíbrio financeiro, pois somente a partir deste momento poderemos ter a normalidade dos serviços. É preciso investir em equipamentos e na qualificação das pessoas para fazer frente às demandas, além de ampliar e qualificar o espaço físico e, em face disto, manteremos a intervenção com uma equipe apartidária que possa dar as respostas esperadas sem comprometimento político/partidário.

2 – Quais as intenções com o HCC?

Construir o equilíbrio operacional e reposicionar o HCC, não mais como o postão de saúde em que as últimas gestões o transformaram, mas voltar para sua essência e vocação que é o atendimento das urgências e emergências de média complexidade, e friso: Sem partidarismo.

3 – O senhor vai construir um novo hospital?

Todo compromisso assumido e consolidado será respeitado, pois os compromissos precisam ser cumpridos para gerar confiança nos parceiros. Canela precisa de um hospital moderno, equipado e que tenha condições de propiciar ao canelense uma gama maior de atendimentos, evitando a ambulancioterapia, que leva muitos pacientes para outras cidades, gerando riscos e transtorrno para o paciente e sua família. Também quero um novo hospital, mesmo que este novo hospital seja o próprio Hospital de Caridade de Canela.

4 – Qual sua posição sobre um hospital regional?

Totalmente a favor, mas precisamos ter a participação de todos os municípios envolvidos, além do estado e do Ministério da Saúde. É preciso uma ação política forte que independa de partidos, mas que fique explícito o compromisso dos municípios na gestão e investimento deste projeto, sob pena de ficar toda a carga no colo de um só. Não poderemos fazer aventuras com dinheiro público.

5 – A Unidade Central de Saúde manterá atendimento até mais tarde para desafogar a procura pelo HCC nos horários de pico?

Nos últimos anos o HCC foi transformado em um grande posto de saúde, e nós mudaremos definitivamente este perfil, deixando que o HCC fique voltado à sua essência, que é urgência e emergência de média complexidade. Para que possamos atingir esta meta, estamos estudando que fique aberta a unidade central, além de mais um posto nos bairros.

6 – Qual será seu posicionamento com relação a saúde preventiva?

Vamos redesenhar o modelo de saúde de Canela, dando ênfase à atenção primária da saúde da família. Isto implica em redimensionar as equipes de agentes de saúde bem como as equipes dos postos. Nós acreditamos que as informações colhidas pelas agentes serão determinantes para o estabelecimento de políticas públicas de atenção à saúde, estruturando campanhas de vacinação, conscientização e fiscalizando estes indicadores. E uma das principais ações de prevenção será o investimento em saneamento básico. Ainda temos muitas áreas com esgoto a céu aberto e precisamos acabar com esta realidade.Muitos fazem questão de esquecer, mas o investimento em água e esgoto impacta positivamente as condições de vida da nossa população.

7 – Com exceção do que foi posto, relacione seus planos para a área da saúde.

Queremos conversar com os municípios vizinhos para que possamos em conjunto ofertar algumas especialidades em que hoje a região apresenta dificuldades, como urologia, oftalmologia, doenças da área cardiovascular, atendendo estes pacientes na região, diminuindo custos, agilizando o atendimento, mas acima de tudo, gerando qualidade de vida a estas pessoas.

8 – Por conta da pandemia muitos serviços de saúde, como consultas, exames e cirurgias deixaram de ser realizadas, resultando em uma demanda reprimida. O quadro pandêmico deve perdurar por tempo indeterminado, então como resolver essa demanda?

A gestão pública implica em instituir rumos, identificar prioridades e tomar decisões. Há sim uma demanda que terá que ser enfrentada imediatamente, pois estas pessoas estão perdendo qualidade de vida, comprometendo seu trabalho e o sustento de sua família. É um quadro vicioso, a pessoa não faz a cirurgia, por isto não pode trabalhar, fica sem renda e passa a depender da “caridade” do poder público. Vamos identificar esta fila, ver quais destes serviços pode ser ofertado em outras instituições que não o HCC, por causa do enfrentamento do COVID, e alocar recursos para enfrentar esta questão. O fato de serem cirurgias eletivas não significa que podem ser postergadas ad eternum, ou seja, vamos imediatamente iniciar o atendimento desta “fila”, que já compromete seriamente a vida destas pessoas que estão esperando.

9 – Qual será sua política de prevenção e combate ao uso de drogas e como será o trabalho de recuperação de dependentes químicos?

Vamos buscar junto ao Ministério da Saúde recursos para implantação de um CAPS AD, (especifico para atender Álcool e Drogas), e buscar parcerias com comunidades Terapêuticas visando a recuperação dos pacientes. Nós não vamos fazer de conta que este problema não existe em Canela, jogando a responsabilidade no colo dos parceiros. Vamos agir fortemente para atender e recuperar estas pessoas, cujo sofrimento destroça famílias inteiras e vamos investir muito em campanhas de conscientização nas escolas, evitando que nossas crianças ingressem neste caminho.

10 – O senhor tem planos de criar uma guarda municipal?

Queremos avançar muito nesta questão, pois acreditamos que a guarda municipal atendendo plenamente o trânsito, a segurança dos prédios municipais, e com presença constante nas vias e praças da cidade, terá um papel preventivo na questão de eventos criminais, deixando que a Brigada Militar aja nos casos de enfrentamento e repressão. Será muito importante que esta guarda esteja totalmente integrada com as forças de segurança da cidade, gerando através deste canal, a troca de informações e definição de ações em que possa apoiar as outras forças policiais, pois é através de um trabalho conjunto e integrado que poderemos transformar nossa cidade em uma cidade segura.

11 – O Município vai ajudar na construção novo quartel do Corpo de Bombeiros? Como?

Já passou do tempo de Canela ter um quartel do corpo de bombeiros à altura da qualidade do serviço que estes soldados prestam à comunidade. Seremos o maior parceiro deste projeto, alocando recursos e buscando junto ao orçamento público e à iniciativa privada os meios necessários para a realização deste projeto. É um sonho da comunidade e será abraçado por nosso governo.

12 – Na sua gestão haverá investimento em vídeo monitoramento e auxílio moradia?

Vamos por partes. Investiremos em vídeo monitoramento com certeza, ampliando e modernizando algumas ações já realizadas pelo executivo. Não há como desprezar a tecnologia no enfrentamento da criminalidade e vamos implantar algumas ações já realizadas com sucesso em outros municípios. Quanto ao auxílio moradia para os brigadianos e policiais, esta ação foi efetivada, para variar, em um governo do nosso partido. Sentaremos à mesa para discutir esta sessão e havendo legalidade e disponibilidade financeira, podemos avançar nesta questão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido