GRAMADO –Atividades no contraturno escolar, melhorias nas estruturas físicas, criação do programa inteligência emocional, incentivo às práticas esportivas e modernização da biblioteca pública municipal. Estes e outros assuntos foram abordados nessa entrevista com o candidato a prefeito Evandro Moschem (MDB). Confira os principais trechos:
1 – O senhor pretende implantar o ensino de turno integral no ensino fundamental?
Nosso Plano de Governo, no programa destinado para a Educação, contempla como uma das suas metas em curto prazo atender e desenvolver as atividades de contraturno. Em um primeiro momento será implementado um modelo piloto para fazer experiência, e a médio e longo prazo adotaremos o tempo integral. Vale lembrar que a construção desse projeto piloto será em consonância com os projetos pedagógicos, currículo escolar e o Plano Municipal de Educação.
2 – E qual o plano com relação as vagas na educação infantil?
Educação é prioridade no nosso Plano de Governo, consideramos fundamental e importante, para construirmos uma Educação Infantil de qualidade, ampliarmos a oferta das vagas e a qualificação dos espaços para acolhermos nossas crianças. É importante dar continuidade a compra de vagas nas escolas particulares, bem como avançarmos nas ampliações e na construção de, pelo menos, duas escolas de Educação Infantil que poderá ser a Escola Raio de Sol na Várzea Grande e a Branca de Neve que atualmente está no Perinão, além da possibilidade de construir a parceria com outras escolas na modalidade de gestão compartilhada.
3 – Haverá alguma creche funcionando em finais de semana?
Acreditamos que políticas públicas eficientes são construídas a partir da participação de toda comunidade. Há muito que ser discutido, para além dos 15 programas do Plano de Governo. E para isso, nosso programa na área da Educação contempla ampliação dessa modalidade de funcionamento. Vale lembrar, que atualmente, a Escola CAIC já possui a modalidade de creche funcionando em finais de semana.
4 – Algum projeto de melhoramento na estrutura física e ampliação dos educandários? Em quais?
Um dos programas do nosso Plano de Governo contempla a qualificação e melhorias dos espaços escolares, em relação a infraestrutura de equipamentos e tecnologia, mediante investimentos em aporte tecnológico como equipamentos na sala de aula, laboratórios de informática e plataformas de acesso à educação. No item Projeto e Obras há previsão de ampliação e construção das estruturas físicas dos seguintes espaços: Escola Raio de Sol e Escola Branca de Neve, ambas terão nova estrutura e já estão com os projetos concluídos, bem como a Escola Paulina Benetti para qual temos projeto para ampliação.
5 – O plano de carreira dos professores precisa de algum ajuste? No que?
Vamos discutir com os professores as melhorias necessárias para definição da política de gestão do trabalho, visando a valorização dos professores e a educação como investimento. Hoje existe acordo judicial regrando o cumprimento efetivo da hora/atividade, mas precisamos avançar na construção e elaboração de regramento municipal sobre o tema, a partir das discussões das melhorias com os professores, transformando o acordo judicial em lei municipal. Assim, num primeiro momento, através da hora/atividade poderia ser estruturada e operacionalizada as aulas do projeto piloto de idiomas, por exemplo.
6 – Qual seu principal projeto para a área educacional?
Nosso Plano de Governo contempla vários projetos importantes para o cumprimento das metas do Plano Municipal da Educação. Contudo, nosso principal programa, a ser implementado como projeto piloto é o Programa Inteligência Emocional, que será criado em consonância com os projetos pedagógicos e com o currículo escolar do nosso município, com objetivo de criar formas da criança se conhecer e estimulando a boa interação e a qualidade de vida.
7 – O que será feito pelo Poder Executivo acerca da nova lei de acessibilidade e inclusão?
Este tema é pauta fundamental para ser desenvolvida pelo gestor público, pois há necessidade de implementação de condições e acesso à educação especial, sendo inclusive uma das metas do nosso Plano Municipal de Educação. Assim, neste tema vamos avançar na implementação do projeto piloto para 2021 que será utilizar e melhorar o espaço da escola Senador Salgado Filho para acesso à educação especial, mediante discussão com a comunidade escolar e seguindo os critérios pedagógicos necessários.
8 – A área esportiva receberá alguma atenção no seu governo?
Nosso Plano de Governo contempla o Programa Esportes o qual irá fortalecer, qualificar e ampliar o acesso à atividade física e esportiva gratuita e monitorada pela população, uma vez que o esporte reduz a evasão escolar, fortalece a integração dos jovens e estimula a inclusão social, o bem estar e as ações de cidadania na comunidade. Nossas propostas são: ampliar a oferta do esporte no contraturno e no período das férias escolares e buscar parcerias com entidades ligadas ao esporte para utilização dos espaços públicos a fim de ampliar a oferta das modalidades esportivas, criar a lei para Incentivo ao Esporte e ao atleta gramadense, bem como garantir a descentralização dos eventos e projetos esportivos, levando o esporte aos bairros. Também vamos incentivar o esporte como ferramenta auxiliar na educação, com projetos escolares, como aulas de lutas marciais, basquete, vôlei de praia, capoeira e demais modalidades inseridas no currículo ou em projetos semanais, como forma de integrar educação, esporte e cultura.
9 – E no quesito cultural de envolvimento da juventude?
Vamos avançar nos incentivos para continuidade e ampliação do projeto Orquestra Jovem, que desenvolve atividades para juventude, com professores ministrando aulas gratuitas de instrumentos musicais para os jovens cadastrados. Além disso, terá continuidade o plano de desenvolvimento para o Projeto Canta Gramado e o Projeto Cultura Aberta, este último ministra cursos de teatro para juventude. Contudo, nosso plano de governo contempla a implementação das metas estabelecidas pelo Plano Municipal de Cultural e, desta forma, vamos realizar a inserção dos jovens em projetos para inicialização cultural da juventude em todas as áreas (artesanato, arte, música, dança entre outros), também como forma de qualificação dos jovens para o mercado cultural, compreendendo renda e emprego.
10 – Qual o suporte que o senhor concederá aos acadêmicos do ensino superior?
Para construção dos projetos contemplados no nosso Plano de Governo, contamos com a participação e contribuições da juventude gramadense. Desta forma, vamos regular o convênio do transporte universitário com a Associação, bem como avançar na concessão de espaço físico para Associação dos Jovens Universitários. Além disso, precisamos estimular os jovens a construir o Plano Municipal da Juventude, o qual irá fixar metas, projetos e programas, de forma planejada ampliando o diálogo entre todos.
11 – A Biblioteca Municipal vai receber alguma atenção no seu governo? Quais os planos?
Há em andamento um plano de modernização da biblioteca pública, que irá receber várias ferramentas tecnológicas para contribuir e melhorar o desenvolvimento dos trabalhos da biblioteca, tais como: plataformas de navegação, e-book de forma a melhorar o acesso as informações. Além disso, também precisamos aperfeiçoar as estruturas físicas da Biblioteca Municipal e, assim vamos discutir com a comunidade cultural o desenvolvimento do projeto para um novo espaço para biblioteca, com objetivo de valorizar e proteger o nosso patrimônio histórico e cultural.
12 – E a Feira do Livro?
É fundamental para nossa cidade que este evento cultural, que já cresceu muito nos últimos, na sua organização e qualificação das atividades culturais oferecidas continue aumentando seu alcance junto à comunidade. A última edição da Feira do Livro alcançou cerca de 15 mil livros vendidos, bem como evoluímos na ampliação do acesso as crianças e dos adolescentes nas atividades, inclusive estas são desenvolvidas durante todo ano. Vamos melhorar a estrutura física da feira e ampliar a diversidade das atividades, incluindo na feira a participação de ônibus cultural com biblioteca, descentralizando a feira e as atividades da culturais pelo município.