GRAMADO – O candidato a prefeito pelo PSDB, Beto Tomasini, almeja implantar o turno integral de forma gradual, uma série por ano, zerar a fila de espera na educação infantil, ampliar o atendimento nas creches e tornar a feira do livro novamente uma referência na região. Na entrevista desta semana, o candidato respondeu questionamentos sobre educação, esporte e cultura. Confira os principais pontos:
1 -O senhor pretende implantar o ensino de turno integral no ensino fundamental?
Existem várias maneiras de avaliar o sucesso de uma cidade. Seja pelo desenvolvimento econômico e social ou pelo progresso de sua gente. Mas, para saber se uma comunidade realmente vai bem, temos que analisar como estão sendo cuidadas as nossas crianças e jovens. Diante disso, a implantação do turno integral nas escolas municipais será prioridade em nosso governo. Temos que iniciar este projeto, mesmo que seja implantando uma série por ano. Também vejo de forma positiva a possibilidade de parcerias com a iniciativa privada e compra de vagas em escolas privadas.
2 -E qual o plano com relação as vagas na educação infantil?
Gramado precisa zerar a fila de espera por vagas na educação. É inadmissível que um município com o orçamento que temos não seja possível investir mais no ensino dos gramadenses. Em nossa gestão vamos promover adequações e ampliações nas EMEIs existentes para aumentar o número de vagas ofertadas à comunidade, bem como ampliar as vagas contratadas em instituições privadas conveniadas com a Prefeitura. Caso seja necessário, buscaremos parcerias com a iniciativa privada para a construção de escolas naqueles bairros mais deficitários em relação às vagas para nossas crianças irem para a escola.
3 -Haverá alguma creche funcionando em finais de semana?
Sim, queremos ampliar os horários de atendimento em algumas creches da cidade, principalmente à noite e aos finais de semana. Entendemos que a escola não pode ser um depósito de crianças, mas pelo perfil turístico de Gramado, onde muitas famílias estão empregadas na hotelaria, gastronomia e comércio, essa flexibilidade nos horários das creches se faz necessário. Precisamos buscar o equilíbrio neste sentido.
4 -Algum projeto de melhoramento na estrutura física e ampliação dos educandários? Em quais?
Ao assumirmos a prefeitura vamos fazer uma grande revisão nos prédios públicos, incluindo todas as nossas escolas, para constatar a necessidade de cada uma e verificar a possibilidade de fazermos obras de ampliação e melhorias.
5 -O plano de carreira dos professores precisa de algum ajuste? No que?
Entendemos que devemos manter a revisão dos planos de carreira dos profissionais da educação a cada dois anos, tomando como referência o piso salarial nacional da profissão.
6 -O que será feito pelo Poder Executivo acerca da nova lei de acessibilidade e inclusão?
A inclusão e a acessibilidade devem ser princípios básicos de uma gestão pública moderna. Estamos atentos a todas as diretrizes da nova legislação e assumindo a prefeitura vamos analisar o que ainda precisa ser feito e traçar um plano de atuação neste sentido. Gramado precisa ser uma cidade acessível e inclusiva para todos.
7 -A área esportiva receberá alguma atenção no seu governo?
Vamos promover e qualificar as competições esportivas em todas as áreas, utilizando os ginásios municipais dos bairros da cidade, não apenas o Perinão. Além disso, precisamos qualificar os nossos equipamentos esportivos e praças públicas para que o gramadense se aproprie destes espaços. No eixo dos jovens queremos criar as olimpíadas estudantis, estimulando crianças e adolescentes à prática de todas as modalidades esportivas.
8 -E no quesito cultural de envolvimento da juventude?
O envolvimento comunitário do jovem deve ter o seu primeiro passo ainda dentro do núcleo familiar, uma questão cultural… Mas também reconhecemos o fundamental papel das escolas no engajamento da juventude. É ali, naquele ambiente de discussão de ideias e ampliação do conhecimento, que os jovens terão a oportunidade de participar. Para isso temos que incentivá-lo e prepará-lo durante a infância e juventude.
9 -Qual o suporte que o senhor concederá aos acadêmicos do ensino superior?
Vamos continuar concedendo o transporte gratuito até as universidades. Acredito que esse investimento vale a pena, pois estamos qualificando a nossa mão de obra e principalmente incentivando que jovens e adultos consigam progredir na sua vida profissional e acadêmica. O conhecimento transforma e com isso nos tornamos uma sociedade mais crítica e qualificada.
10 -A Biblioteca Municipal vai receber alguma atenção no seu governo? Quais os planos?
A Biblioteca Municipal precisa se tornar uma referência na área de educação de Gramado, e para isso precisamos incentivar que alunos e a comunidade em geral frequentem esse ambiente e utilizem os livros e materiais disponíveis para ampliar ou complementar o seu estudo. A nossa biblioteca diz muito sobre as origens gramadenses e a história do nosso município, não podemos deixar isso se perder.
11 -E a Feira do Livro?
Vamos dar continuidade e buscar qualificar o evento em nosso governo. A feira precisa retomar a grandeza que tinha no passado e ser uma referência para as nossas crianças e jovens.